terça-feira, 21 de junho de 2016

Espetáculo “Race” no Teatro SESI Itaperuna neste sábado

Heloisa Jorge e Gustavo Falcão. Foto: Gustavo Falcão
“Race” é uma peça teatral baseada no texto de David Mamet, que fala sobre os bastidores de um crime que envolve abuso de poder, racismo e violência contra mulher.

Na peça, o bilionário Charles (Yashar Zambuzzi), réu em um julgamento por estupro, procura advogados para defendê-lo. O acusado é branco e a vítima, negra, assim como o são, respectivamente, Jack (Gustavo Falcão) e T.J. (Nill Marcondes). Os dois são sócios no escritório que tentará inocentá-lo, para indignação de Susan (Heloisa Jorge), advogada idealista — e negra — que trabalha com eles.

Em cena, os personagens bons de lábia e raciocínio apontam bons argumentos para todos os lados, o que deixa nas mãos do público a definição de quem tem razão. 

“Race” é a segunda peça de uma trilogia do escritor americano David Mamet que a Cia. Teatro Epigenia quer concretizar. O texto traduzido por Leo Falcão é ágil, agressivo, direto, em estado constante de confronto. É como se os advogados, por terem que manipular tanto a linguagem nos tribunais, se despissem de qualquer cortesia nos bastidores do caso no escritório. A dramaturgia constrói percepções para desconstruí-las em seguida, revelando nuances e incitando o público a pensar se realmente é 100% isento de atitudes e pensamentos de teor racista.

O espetáculo desperta inquietudes e incômodos ao botar o racismo na mesa. O fator étnico se sobrepõe à discussão do estupro. Tal temática faz muito sentido no Brasil. Ainda que se trate de um texto americano, com peculiaridades americanas, comunica diretamente com o espectador. Ao fim da sessão, ainda há, uma conversa do elenco com o público na sala, o que torna a experiência mais rica.

A peça foi sucesso na Broadway quando estreou em novembro de 2009, escrita e dirigida por Mamet, conhecido por seus trabalhos no cinema como roteirista em “Hannibal”, “Os Intocáveis”, entre outros filmes. No teatro, também dirigiu os sucessos mundiais “Oleanna”, “Novembro”, “Sucesso a Qualquer Preço” com Dustin Hofman, “Speed-The-Plow” com Kevin Space. A peça foi a ganhadora do prêmio Tony, o mais importante prêmio de teatro dos Estados Unidos.

O espetáculo será apresentado nos Teatros SESI de Campos  (24/06) e de Itaperuna (25/06), às 20h. Os ingressos estão à venda nas bilheterias dos Teatros e custam R$ 22,00 ( inteira) e R$11,00 ( meia).

Com informações da Assessoria de Imprensa da Regional NF, do Sistema Firjan

Nenhum comentário: