sábado, 6 de fevereiro de 2016

Rugido de onça na Ventania de Baixo deixa o blogueiro assustado

Hoje, 06/02, por volta de 10:30 h, quando voltava  de observação de passarinhos na Ventania de Baixo, dei uma parada na estrada, a cerca de um km do pontilhão da descida da serra, como sempre faço quando ando por aqueles lados. Neste ponto já observei muitos gaviões interessantes, que aparecem para buscar uma corrente de ar, que sempre tem ao lado de pedreira ali existente, para alçar altitude e seguir em outras rotas.

Assim que desci da moto, escutei um rugido baixo ecoando da mata no fundo do vale. No início, aventei leve hipótese de poder ser de onça, então fiquei atento para ouvir um próximo rugido.  Depois de vários rugidos confirmei que era de onça mesmo. Minha primeira reação foi de pegar a moto e sair logo dali o mais rápido possível, mas percebi que os rugidos estavam distanciando. Subi na moto e segui pela estrada, que rodeia o vale, e parei mais na frente, onde os rugidos ecoavam não tão distantes. Meu deslumbramento e minhas curiosidade e esperança de conseguir uma foto distante do bicho em alguma pequena brecha da mata, logo ali no vale abaixo, aplacaram um pouco meu medo e fiquei no lugar enquanto ela rugia em pequenos espaços de tempo e de distância que eu julgava segura. Quando os rugidos deixaram de ser intermitentes, achei melhor ir embora. Sei lá se o bicho estava vindo em minha direção!

Ainda incrédulo com o acontecimento, assim que cheguei em casa fui imediatamente buscar vídeos de rugidos de onça na internet para confirmar que eu havia realmente escutado uma onça rugir solta na natureza, em Miracema.

Sempre aventei hipótese de eventual surgimento de onça na Ventania, pois as duas Ventanias fazem parte de um corredor de matas que se estende por seis municípios: Laranjal, Muriaé, Barão de Monte Alto e Palma, em Minas Gerais, e Laje do Muriaé e Miracema, no RJ. Mas, não acreditava que eu pudesse presenciar o rugido de uma.

Durante anos perambulei sozinho dentro das matas das Ventanias, mas depois do susto de hoje não vou mais fazer isso, não. De agora em diante só com um parceiro. Alguém se habilita?

Hesitei um pouco para escrever este acontecimento comigo, pois achava difícil que as pessoas pudessem acreditar, e, também, porque não gosto de escrever na primeira pessoa, mas não podia deixar sem registro um episódio como este.

A seguir, algumas fotos tiradas nestes últimos dias nas Ventanias e adjacências: quanti (jovem); borboleta Anartia jatrophae; sagui-da-serra-escuro; e gavião-pega-macaco.





As páginas "Fauna observada na natureza em Miracema" e "Flora da Mata Atlântica observada em Miracema" receberam atualizações nesta semana.

3 comentários:

Pina Jr disse...

O ESTURRO DA ONÇA!!!

cicero tostes disse...

Nou sien ek hoe jou klere en vol sjarme my geluk te verken hierdie oerwoud nie weet

Rachel disse...

Hélcio, na Fazenda do meu avô, em Palma, quando éramos bem pequeninos, foram vistas aquela onça pequena, JAGUATIRICA, pois a mata é muito grande.
Em minha Propriedade, segundo meu empregado, ele viu rastros de onça e um local onde deve ter dormido, pois estava cheio de pelos amarelos... Na Fazenda do Sr. Adumont, meu Pai, quando jovem, caçava por lá e era muito grande, hoje já bem desmatada e fica bem acima da minha, esta que emenda com a do Dr. Roberto Ventura, Carlos Heitor, Lia Márcia e Josires de Souza...
Ali perto tem a do Plínio Bastos... então acredito que deva ter sim, mas não muito grande, procurando COMIDA! O Homem está acabando com as FLORESTAS e o ALIMENTO dos ANIMAIS e estes estão circulando e até entrando nas cidades em busca de alimento...
Há pouco mais de 2 meses, tinha BARBADO, o BUGIO, Macaco, na RUA em Paraíso do Tobias; em outras cidades já se encontrou JIBÓIA, LEOA, URSO etc... em qualquer lugar do Mundo!!! Hoje foi mostrado no Yahoo uma das cobras mais venenosas e perigosas do Mundo em um SHOPPING na ÁFRICA!
Lá em minha roça não se acha há anos nenhuma cobra venenosa e sim muitas JIBÓIAS... Perguntei a um Biólogo se esta comia as venenosas e me disse que a JIBÓIA veio em busca de alimento, provavelmente, e encontrou patinhos, pintinhos, patos, frangos, coelho do mato etc... e ficou. Como uma respeita o espaço da outra, as venenosas foram embora... O que é o MUNDO ANIMAL!!!!

Parabéns por suas lindas fotos! Amo vê-las, mas nem sempre escrevo, pois estou com pressa e já bem tarde com sono... kkkk

Ande com um facão bem grande, um pau com ponta, Deus e, encontrando a ONÇA, segundo orientações de estudiosos, fique parado, bem quieto e olhe para ela sem demonstrar medo ( as calças depois vc lava ou joga fora... kkkkk ) e ela irá embora aos poucos... Não pode demonstrar medo dela e nem enfrentá-la com arma... Boa sorte e que Deus o proteja!

Abraços, leve S. FRANCISCO DE ASSIS com vc, protetor dos Animais, Natureza e nós que a AMAMOS, PAZ E BEM!
Rachel Bruno