quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Aperibé, Miracema e Cambuci estão com alto índice de transmissão de dengue

As cidades de Cambuci e Miracema, no Noroeste Fluminense, vão ganhar neste fim de semana dois centros de hidratação de dengue, montados pela Secretaria de Estado de Saúde. Ao todo, serão cinco unidades na região (Aperibé, Italva e Santo Antônio de Pádua já foram instalados), com capacidade para atender, cada centro, 300 pessoas por dia. Os municípios também irão receber insumos, materiais informativos, além de ações de bloqueio com vedação de criadouros de mosquitos. Aperibé, Miracema e Cambuci estão com alto índice de transmissão da doença.

- As chances de epidemia de dengue nessas cidades são grandes. A Secretaria de Estado de Saúde tem o papel de avaliar a capacidade de atendimento nesses municípios e alertar a população sobre a prevenção da doença – disse o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Alexandre Chieppe.

Nesta sexta-feira, quatro equipes da subsecretaria de vigilância em saúde, atenção básica e humanização da Secretaria de Saúde visitarão os municípios de São José de Ubá, Aperibé, Italva, Santo Antônio de Pádua, Cambuci e Miracema. O objetivo é auxiliar, em conjunto com as secretarias de saúde de casa cidade, na capacitação de profissionais, no monitoramento do fluxo e condições de atendimento à população.

Fundamental a mobilização da população a assumir o compromisso de manter as suas residências livres de foco do Aedes aegypti, transmissor da doença, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

- Por isso seguimos reforçando a necessidade de a população fazer a sua parte. É fundamental que as famílias não se descuidem do trabalho semanal de eliminar os fotos – alerta a subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto.

Mobilização

No próximo sábado (11/1), a praça central de Aperibé receberá uma grande ação de mobilização no combate à dengue. A Secretaria de Estado de Saúde, junto com a secretaria de saúde da cidade, organizará um mutirão de limpeza da cidade, além de palestras e distribuição de materiais informativos. Equipe de animadores estará no local para conscientizar as crianças, que receberão informações sobre prevenção da doença e poderão ver amostras de larvas do mosquito transmissor Aedes Aegypti.

Campanha 10 Minutos Contra a Dengue

A campanha da Secretaria de Saúde é o tom de alerta para evitar um alarme neste verão, sendo uma importante ferramenta de conscientização para a necessidade de todos se engajarem no combate ao foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A iniciativa da campanha - elaborada em conjunto com a Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz - foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o Aedes aegypti, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentava entre 2004 e 2005.

No site Rio Contra Dengue (www.riocontradengue.rj.gov.br) é possível obter informações sobre a doença.

Imprensa RJ

Um comentário:

Anônimo disse...

Povo Miracemense. Vamos prevenir, porque a DENGUE está braba. Agora é a 04. Se não destruir essa, vem a 05.