sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Aves dos parques estaduais serão observadas pelo INEA

Trata-se de uma modalidade de ecoturismo pouco desenvolvida no país, apesar do seu grande potencial

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) quer promover a atividade de observação de aves em parques estaduais. Trata-se de uma modalidade de ecoturismo pouco desenvolvida no país, apesar do seu grande potencial: o Brasil é considerado como o segundo país do mundo com a maior diversidade de aves, reunindo mais de 1,8 mil espécies e superado somente pela Colômbia.

Para conhecer experiências já existentes nesse setor, gestores dos parques estaduais Cunhambebe, do Desengano e da Serra da Concórdia estiveram em Ubatuba (SP) em janeiro, conhecendo o Centro Cambucá de Observação de Aves do Parque Estadual da Serra do Mar (Pesm). Eles também tiveram a oportunidade de ver de perto a capacitação de guias locais e o apoio de hotéis e restaurantes da região ao projeto.

- A observação de aves é uma atividade de baixo impacto e que atrai um grande número de visitantes, inclusive do exterior. As visitas técnicas vão fornecer subsídios importantes para nosso projeto, que prevê, entre outras medidas, a elaboração de listas de espécies encontradas em cada unidade e a capacitação de pessoal nas comunidades do entorno – explicou o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha.

O ornitólogo amador Carlos Rizzo, da Secretaria de Meio Ambiente de Ubatuba, acompanhou os representantes do Inea e destacou a necessidade do envolvimento da comunidade local para uma efetiva garantia de sucesso do trabalho. Participaram da visita o administrador do Parque Estadual Cunhambebe, João Emílio Fernandes e os subchefes dos parques estaduais do Desengano, Felipe Queiroz, e da Serra da Concórdia, Ricardo Wagner.

- Entendemos que as UCs têm que ser visitadas para serem preservadas. Então, estamos aqui para entender a relação das unidades de conservação com o turismo de base comunitária e as atividades correspondentes, como a observação de aves. Temos uma grande riqueza em comum, que é a Mata Atlântica e a possibilidade de criar roteiros integrados dentro do Mosaico Bocaina – disse João Emílio Fernandes.

O Centro Cambucá de Observação de Aves foi criado em 2010, numa parceria entre a Fundação Florestal do estado de São Paulo e a Prefeitura de Ubatuba. A área conta com um lago e uma trilha com cerca de um quilômetro e os visitantes têm a opção de fazer passeios de barco no lago. Classificado pelo Ministério do Turismo como um dos destinos para turistas durante a Copa de 2014, o centro deve ganhar melhorias como quiosque, torre e plataformas de observação em pontos estratégicos.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: