terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vinte municípios do Norte e Noroeste do estado recebem máquinas para recuperar estradas

Equipamentos foram entregues pelo MDA

Representando o governador Sérgio Cabral, o secretário de Agricultura, Christino Áureo participou, nesta terça-feira (14/02), ao lado dos ministros do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence e da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio de Oliveira, da entrega de retroescavadeiras para 20 municípios do Norte e Noroeste, no parque de exposições de Conceição de Macabu.

As máquinas serão utilizadas para a abertura e a manutenção de estradas vicinais, em apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar fluminense. A compra dos equipamentos no valor de R$ 3,06 milhões faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

O ministro Florence explicou que os equipamentos entregues reforçarão a infraestrutura dos municípios, vão melhorar as condições de escoamento da produção dos empreendimentos familiares e a circulação dos moradores e de bens e serviços no meio rural.

Na ocasião, o secretário Christino Áureo, ressaltou que as novas máquinas se somam ao esforço que o Rio de Janeiro vem fazendo em parceria com o governo federal para o fortalecimento de sua agricultura familiar.

- Anteriormente a manutenção das estradas vicinais ficava a cargo dos próprios produtores. Hoje, a realidade é outra. O nosso Programa Estradas da Produção conta com 300 máquinas e equipamentos e está presente em todo o estado fazendo a recuperação dessas vias e garantindo o escoamento da produção – disse.

Durante a solenidade, o ministro elogiou o trabalho desenvolvido pela secretaria de Agricultura e suas empresas vinculadas, Emater-Rio e Pesagro-Rio, para o crescimento da agricultura familiar e confirmou o retorno para o Rio de Janeiro da Feira Brasil Rural Contemporâneo. O evento, que é uma vitrine da produção familiar brasileira, foi realizado na capital fluminense em 2009 e 2010 e estará de volta entre os dias 6 e 10 de junho, na Marina da Glória.

Christino Áureo afirmou que o Rio de Janeiro está orgulhoso de ser a “casa da agricultura familiar“ no Brasil e colocou à disposição dos prefeitos a estrutura de caminhões do Programa Estradas da Produção para o transporte até os municípios das retroescavadeiras entregues em Conceição de Macabu.

A seleção dos municípios beneficiados seguiu a metodologia utilizada pelo PAC. Entre os critérios está, por exemplo, pertencer ao programa Territórios da Cidadania, ter maior participação do PIB agrícola no PIB total do município, possuir maior extensão territorial e maior presença de agricultores familiares em relação ao total dos produtores rurais registrados no município. Os critérios também levaram em consideração uma distribuição equilibrada entre as regiões brasileiras.

Participaram do evento os prefeitos dos 20 municípios do Norte e Noroeste do estado.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: