quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CENSO 2010 FINALIZADO NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE
O IBGE assinalou como finalizado o Censo 2010 nos municípios do Noroeste, com exceção de Italva que ainda está sob supervisão.

A população é parâmetro para distribuição das verbas federais aos fundos estaduais e municipais e para definir o número dos representantes dos cidadãos nas assembléias legislativas municipais. Até então o parâmetro utilizado era com base na estimativa da população feita pelo IBGE em 2009.

O Censo, além de contar a população residente em uma data específica e definir a sua estrutura por sexo e idade, levanta inúmeras informações que permitem conhecer os padrões de fecundidade, mortalidade e migração (interna e externa) e inferir as transformações demográficas em curso, sua evolução e os impactos futuros sobre a população e sua composição.

A tabela abaixo mostra a população estimada em 2009 e a do Censo 2010, além da variação da população nestes dois períodos.

Em Aperibé, Varre-Sai e Itaocara a população aumentou, respectivamente em 6,90%, 3,75% e 1,79. Nos demais municípios houve diminuição da população, sendo em Italva, Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua e Itaperuna os maiores decréscimos: respectivamente -14,77%, -6,56%, -6,51% e -6,03.


Nenhum comentário: