domingo, 21 de novembro de 2010

A SERIEMA DE AREIAS

Em Areias, povoado do 2º distrito, Paraiso do Tobias, de Miracema, tem uma seriema que se socializou com a comunidade. É uma seriema especial, pois não tem medo de gente, muito pelo contrário, gosta de viver no meio dos habitantes daquele lugar. Toda comunidade a adotou e lhe dá o que comer: sobras de comida, ração de cachorro, etc.

Aonde concentra pessoas, a seriema vai. Neste último sábado, eu mesmo a presenciei assistindo missa: ela subiu no muro da capela de Areias e através da janela ficou observando o padre celebrar missa, só descendo dali quando o culto terminou e os fiéis desocuparam o recinto. Eu diria que ela é uma seriema com alma de gente.

Ela também gosta de brincar com crianças, faz isto correndo atrás delas. Infelizmente, esta brincadeira lhe custou ficar deficiente de uma das pernas, porque uma criança de fora da comunidade, por não ter entendido a brincadeira, atirou uma pedra quebrando-lhe a tal perna. Isto faz uns seis meses. Hoje ela caminha com dificuldades.

Seu nome é Cabeção, embora ninguém da comunidade saiba dizer se ela é macho ou fêmea. E ela atende pelo nome.

Todos os dias, ela dorme numa pequena árvore da principal praça de Areas.

3 comentários:

AngelMira disse...

Interessante que estive recentemente em Areias, notei a presença do pássaro, mas não sabia que era algo tão interessante assim. Muito legal a história...

Hélcio Granato Menezes disse...

A história é muito interessante porque a seriema é um animal silvestre e totalmente arredio a presença de humanos. Contam que ela surgiu por lá já crescida, não foi criada em cativeiro.

AngelMira disse...

Muito interessante, gostei muito mesmo.