terça-feira, 26 de setembro de 2023

MapBiomas Alerta detecta 51,81 hectares de decremento na vegetação nativa da Mata Atlântica em 8 Municípios do NOF no período janeiro a agosto de 2023

De janeiro a agosto de 2023, MapBiomas Alerta registrou decremento de 51,81 hectares de vegetação nativa da Mata Atlãntica em oito Municípios do Noroeste Fluminense:


Segundo SOS Mata Atlãntica / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Santo Antônio de Pádua possuia em 2022 apenas 4,06% de seu território preservado com remanescentes da Mata Atlãntica (8º lugar no ranking regional), no entanto, de janeiro a agosto de 2023, 16,45 hectares de vegetação nativa deste bioma foi decrementado, segundo MapBiomas. Em seguida Porciúncula, que em 2022 possuia 7,09% de remanescentes da Mata Atlântica (5º lugar no ranking regional), desflorestou 11,42 hectares. 

Link para Remanescentes da Mata Atlântica no Noroeste Fluminense aumenta 92 ha em 2022 ou link para página De olho na preservação da Mata atlãntica - ver item 3.

Os fluxos dos mananciais de águas dependem das áreas de cobertura vegetal nativa que ainda restam, assim como prestam serviços ambientais importantes, como a proteção de mananciais hídricos, a contenção de encostas, a temperatura do solo e a regulação do clima, já que regiões arborizadas podem reduzir a temperatura em até 2º C, além de manter o ar mais limpo. Estudos mostram que a copa das árvores intercepta cerca de 20% da água das chuvas. Sem elas as enchentes e desmoronamentos seriam mais destrutivos. 

Nenhum comentário: