terça-feira, 2 de agosto de 2022

O lixo recolhido em Miracema em 2021 foi todo descartado no lixão do Alto do Cruzeiro

Santo Antônio de Pádua obteve o 1º lugar no ranking da região no ICMS Ecológico de 2022, Ano fiscal de 2023

Segundo a memória de cálculo de ICMS Ecológico de 2022, Ano Fiscal 2023 (que tem por base 2021), o lixo recolhido em Miracema em 2021 não foi enviado para o aterro sanitário MTR Madalena, foi todo descartado no lixão do pátio da ex-UTIL, localizado no Morro do Cruzeiro. 

A pontuação no índice final de conservação ambiental (IFCA) de ICMS Ecológico de Miracema caiu para a 5ª posição no ranking da região, conforme a Tabela I. Obteve esta posição graças às unidades de conservação municipais APA Miracema e Revis da Ventania, visto que nos seis subíndices que compõem o IFCA o município somente pontuou nos dois relativos a estas unidades de conservação e também em duas pequenas RPPN particulares.

Santo Antônio de Pádua obteve o 1º lugar na região no IFCA, visto a excelente pontuação obtida no subíndice destinação de resíduos (IrDR), conforme a Tabela II. O município destinou 92% do lixo para os aterros sanitários União Recicláveis, em Leopoldina/MG, e Aterro Sanitário de Pirapetinga/MG, sendo o lixo recolhido de janeiro a maio destinado para o primeiro e junho a dezembro para o segundo. Os 8% de lixo que não foram computados para os aterros sanitários foram justificados por ter sido glosado pelo aterro União Recicláveis o lixo referente a maio. O município também realizou coleta seletiva em 95,58% das residências do município, inclusive coleta de óleo vegetal.

Aperibé, Italva, Itaocara, Laje do Muriaé e Varre-Sai descartaram 100% do lixo recolhido nos respectivos municípios em aterro sanitário. Cambuci retomou o descarte em aterro sanitário nos dois meses finais de 2021, tendo descartado 17% do lixo no MTR Madalena, e o lixo recolhido referente a janeiro a outubro (83%) foi descartado no lixão do município.

Bom Jesus do Itabapoana, Itaperuna, Miracema, Natividade, Porciúncula e São José de Ubá  descartaram 100% do lixo recolhido nos respectivos lixões.

Tabela I


Tabela II


Obs.: 

a) os dados desta postagem referem-se ao IFCA PROVISÓRIO estabelecidos pela Portaria CEPERJ/PRES 8753, de 21/07/2022 (D.O.E. de 22/06/2022);

b) link para o IFCA DEFINITIVO (Portaria CEPERJ/PRES 8765, de 02/09/2022) para cálculo do ICMS Ecológico Ano Fiscal 2023 atribuído aos Municípios do NOF.

Nenhum comentário: