sábado, 25 de maio de 2019

Noroeste Fluminense abre 36 postos de trabalho formal em abril

Em abril, a região abriu 36 postos de trabalho com carteira assinada (+33 na microrregião Itaperuna e +3 na microrregião Santo Antônio de Pádua), segundo informações prestadas pelos empregadores no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. No mês anterior (março), a região fechou 244 vagas e em abril de 2018 gerou número superior (91) ao do mesmo mês deste ano.

Bom Jesus do Itabapoana destaca-se com abertura de 87 novos postos de trabalho, em seguida Santo Antônio de Pádua, com 27 novas vagas, e Italva, com 9. Nos demais municípios houve pequenos números de aberturas ou perdas de vagas, com destaque para Natividade que fechou 52 postos de trabalho.

O setor que mais proporcionou abertura de vagas foi serviços, 103 (+47 na microrregião Itaperuna e +56 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Em seguida administração pública, 87 (todas abertas na microrregião Itaperuna).

Indústria de transformação foi o setor que apresentou o maior recuo, -83 (-76 na microrregião Itaperuna e -7 na microrregião Santo Antônio de Pádua), em seguida comércio, -45 (-22 na microrregião Itaperuna e -23 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

No acumulado do ano, a região registra abertura de 17 novos postos de trabalho (-27 na microrregião Itaperuna e +44 na microrregião Santo Antônio de Pádua), o que vem a ser a diferença entre 4.312 admissões e 4.295 desligamentos. No mesmo período do ano anterior, a região acumulava número bem superior de abertura de novas vagas (604).

Santo Antônio de Pádua destaca-se com abertura de 74 novos postos, em seguida Bom Jesus do Itabapoana, com 50, Porciúncula, com 29, Aperibé, com 15, e Itaocara, com 14. Os demais municípios da região acumulam perdas de vagas, com destaque para Natividade (-50) e Cambuci (-37).

Serviços apresenta o melhor resultado, com abertura de 258 vagas (+189 na microrregião Itaperuna e +69 na microrregião Santo Antônio de Pádua). Em seguida administração pública, com 34 novas vagas (+32 na microrregião Itaperuna e +2 na microrregião Santo Antônio de Pádua) e construção civil, com 18 novos postos (+29 na microrregião Itaperuna e -11 na microrregião Santo Antônio de Pádua).

Vale ressaltar que o município de Itaperuna é o único da região que apropria no setor administração pública as contratações e demissões realizadas pela prefeitura.

Municípios compreendidos nas microrregiões do Noroeste Fluminense: Itaperuna – Bom Jesus do Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre-Sai; e Santo Antônio de Pádua – Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá.

Nenhum comentário: