terça-feira, 4 de setembro de 2018

Ideb 2017: Participação dos Municípios do Noroeste Fluminense

Na tabela abaixo são exibidos os índices de 2017 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), obtidos pelos municípios do Noroeste Fluminense.

4ª série/5º ano (rede Municipal)

9 municípios obtiveram Ideb acima do obtido pelo estado RJ e 8 acima do Ideb nacional. Os 3 melhores índices são de São José de Ubá, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua. 5 municípios atingiram a meta. Apenas os Ideb de 2 municípios diminuíram em relação ao Ideb 2015.

8ª série/9º ano (rede Municipal)

6 municípios obtiveram Ideb acima dos do estado RJ e do nacional, sendo que apenas 10 municípios da região teve Ideb nos anos finais do ensino fundamental, da rede Municipal. Os 3 melhores índices são de Itaperuna, Aperibé, Cambuci, Varre-Sai e Santo Antônio de Pádua. Apenas Varre-Sai atingiu a meta. Apenas 3 municípios tiveram Ideb inferior ao de 2015.


8ª série/9º ano (rede Estadual)

11 municípios obtiveram Ideb acima do estado RJ e 7 acima do nacional, sendo que apenas 12 municípios da região teve Ideb nos anos finais do ensino fundamental, da rede Estadual. Os 3 melhores índices são de Italva, Natividade e Aperibé. Apenas Aperibé atingiu a meta. O Ideb de 10 municípios diminuiu em relação ao de 2015.

3º ano do Ensino Médio (rede Estadual)

Os 13 municípios da região obtiveram Ideb acima dos do estado RJ e do nacional. Os 3 melhores índices são de Italva, Itaocara e São José de Ubá. Nenhum município atingiu a meta.


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador de desempenho da educação brasileira divulgado a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). O Ideb relaciona duas dimensões: o desempenho dos estudantes em avaliações de larga escala e a taxa aprovação. O desempenho é calculado a partir da Prova Brasil/Saeb, quando os estudantes do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino médio são avaliados em Leitura e Matemática. Os dados de aprovação são verificados a partir do Censo Escolar da educação Básico, realizado anualmente. O Ideb é calculado para escolas e para sistemas de ensino que monitoram o seu desempenho em relação a metas individuais pactuadas com o governo federal. O índice varia de 0 a 10: quanto maior for o desempenho dos alunos e o número de alunos promovidos, maior será o Ideb. 

Nenhum comentário: