terça-feira, 23 de maio de 2017

Teatro SESI Itaperuna apresenta os espetáculos “Vendo Memórias” e “Histórias de Medo” (público infantil)

"Vendo Memórias". Foto: divulgação
Se as memórias das pessoas pudessem ser comercializadas? E se um novo mercado se formasse, onde os produtos vendidos são as experiências vividas? É esse o mote do espetáculo "Vendo Memórias", que será apresentado no Teatro SESI Itaperuna, no dia 27/05, às 20 h.

O projeto nasceu a partir da leitura de dois contos do escritor argentino Jorge Luis Borges – “Funes, o Memorioso” e “A memória de Shakespeare”. Embora inspirado em obras literárias, seguiu um caminho mais empírico, e foi executado em dois momentos. Na primeira etapa, André Valim - o ator e pesquisador responsável pelo projeto - marcou encontros com 27 pessoas diferentes e 'comprou' memórias das suas vidas, momentos marcantes que os próprios cedentes decidiram qual seria. Após a ‘compra’, as memórias foram separadas por categorias, por eixos temáticos que construíram a base de novas histórias, resultando na encenação "Vendo Memórias".

"Ouvi todas as histórias e tentei me envolver com os relatos para me encaixar na emoção das pessoas. Foi uma experiência muito rica, mas muito delicada, já que muitos revelaram momentos íntimos de sua vida e que ficaram por muito tempo guardados. Senti a necessidade de colocar minhas próprias memórias à disposição para a construção deste trabalho. É uma maneira de brincar também com os limites entre ficção e realidade", revela o autor e ator do espetáculo.

“Histórias de Medo”

"Histórias de Medo". Foto: divulgação
Contos e histórias tradicionais de várias culturas, que falam do medo e das diversas formas de lidar com ele, serão apresentados no espetáculo “História de Medo”, no Teatro SESI de Itaperuna, no dia 28/05, às 17 h. Os ingressos custam R$ 12 (inteira) e R$ 6 (meia-entrada).

Através de bonecos, canções, jogos populares e outros recursos lúdicos, a peça proporciona uma grande brincadeira, levando o público a perceber que o medo não é um “bicho de sete cabeças”, e que, ao enfrentá-lo, esse sentimento pode ficar menor e ser derrotado.

Voltado para os públicos infantil e infantojuvenil, o teatro conta cinco histórias: “A cobra surucucu e o sapo tarô – Bequê” (indígena), “O príncipe Adil e os leões” (sufi), “A anciã que não tinha medo” (japonês), “O compadre da morte”, (brasileiro) e “A história de Davi e Golias” (bíblico).

O Teatro SESI Itaperuna está localizado à Av. Deputado José de Cerqueira Garcia, número 883, bairro Presidente Costa e Silva. Os ingressos já  estão à venda na bilheteria do teatro. Pessoas com mais de 60 anos, estudantes, deficientes físicos e associados ao SESI pagam meia-entrada.

Com informações da Assessoria de Imprensa Regional Norte e Noroeste Fluminense, do Sistema Firjan

Nenhum comentário: