sábado, 11 de setembro de 2010

AVES E ANGICO-VERMELHO DE MIRACEMA
Estes pés de angico-vermelho muito antigos, da foto acima, ficam localizados próximos ao ribeirão Santo Antônio, na esquina da rua Ebal Bolácio Sant’anna com a av. Deputado Luis Fernando Linhares, quase em frente ao bairro Boa Vista. Eles são remanescentes da Mata Atlântica, que um dia esteve bem mais presente no nosso município. A foto foi sacada da ponte da rua Ebal Bolácio Sant’anna.

No meu humilde entendimento, acho que estas árvores devem ser preservadas por meio de tombamento, antes que aventureiros as derrubem. Naquele espaço o ribeirão forma uma das mais belas lagoas de seu percurso, onde já fotografei muitos pássaros, inclusive este socozinho da foto que cliquei por lá hoje. Naquele lugar poderia ser construído um pequeno parque, que, além de embelezar aquela entrada de Miracema, poderia servir de área de lazer para os moradores do bairro Boa Vista. Bom, fica então a sugestão.

O gavião-carijó da foto é o senhor absoluto do espaço em torno da AABB. Quando esteve por lá um gavião-caboclo, o carijó, depois de muitas tentativas, o afugentou. O bem-te-vi pousado no ipê-amarelo também foi flagrado por lá. O pássaro da última foto é uma garrincha.

Nenhum comentário: