sábado, 16 de julho de 2022

Miracema situa-se afunilada dentro de um vale e necessita da preservação de matas no entorno

Foto; Helcio G. Menezes

A cidade de Miracema (1º distrito) situa-se afunilada dentro de um vale e necessita da vegetação no entorno para manter a qualidade de vida da população. Os fragmentos de matas que ainda restaram no entorno da cidade prestam serviços ambientais importantes, como:
a) a proteção de mananciais hídricos;
b) a contenção de encostas;
c) a temperatura do solo e a regulação do clima, já que regiões arborizadas podem reduzir a temperatura em até 2º C e manter o ar mais limpo. Estudos mostram que a copa das árvores intercepta cerca de 20% da água das chuvas. Sem elas as enchentes e desmoronamentos seriam mais destrutivos.

Tais fragmentos de matas deveriam estar sendo preservadas e até mesmo aumentados, todavia as matas do Conde, que exercem este papel predominante de prestação de serviços ambientais à cidade, estão em vias de serem degradadas com a instalação de aterro sanitário regional para receber o descarte de lixo de 7 municípios da região, entre eles os dois maiores, Itaperuna e Pádua.

Lamentavelmente, o prefeito da cidade não moveu uma palha para impedir este iminente desastre ambiental exatamente em um dos locais que deveriam estar sendo preservados, muito pelo contrário, deu todo incentivo para que isto venha ocorrer e prejudicar a qualidade de vida de nossa cidade.

Nenhum comentário: