domingo, 13 de dezembro de 2009

POPULAÇÃO DE MIRACEMA CAI 0,8% NESTA DÉCADA

Segundo matéria do jornal “O GLOBO” de hoje (“O Rio que encolhe”):

A população de Miracema deve recuar nesta década 0,8% para 26.824 habitantes.
Mais de 90% da arrecadação da cidade vem dos royalties do petróleo e do Fundo de Participação dos Municípios, que devido à crise internacional, sofreram forte redução: queda do preço do petróleo e a desoneração feita pelo governo federal nos Impostos de Renda e Sobre Produtos Industrializados (IPI).

Segundo o prefeito Ivany Samel, em depoimento àquele jornal, a previsão orçamentária para 2009 que era de R$ 44 milhões não deve chegar a R$ 30 milhões.

O especialista em desenvolvimento regional José Luiz Vianna, da UFF de Campos, ressalta outro problema enfrentado pelos municípios que estão com perda de população: - Como as novas gerações vão embora, os grupos políticos não se renovam. Sem idéias novas cria-se um ciclo vicioso.

Além de Miracema, outros três municípios do Noroeste Fluminense também terão recuo de suas populações: Itaocara (-2,3% para 22.459 habitantes), Cardoso Moreira (-0,9% para 12.481 habitantes) e Trajano Moraes (-1,2% para 9.915 habitantes).
A matéria do “O Globo” conta o drama de uma família de Itaocara, proprietária de pequeno sítio, para sobreviver e conviver longe de seus filhos que migraram para outras regiões do país.

Em 1930, início da derrocada da produção cafeeira em Miracema, a população do município era estimada em trinta mil habitantes. A maioria da população naquela época concentrava-se na zona rural.

Nenhum comentário: