domingo, 27 de março de 2022

MIRACEMA SITUA-SE DENTRO DE UM VALE E DEPENDE DA VEGETAÇÃO DO ENTORNO

Se o prefeito, de fato, quisesse o bem-estar da cidade deveria se preocupar com a manutenção e a ampliação da área verde no entorno da cidade. Investiria na criação de cinturão verde*. Contrariamente a isto, como homem de negócios, o prefeito vem administrando a cidade visando apenas o lado financeiro e se esquecendo do bem-estar da população e da preservação ambiental para as gerações futuras.


A área escolhida para a instalação do pretenso aterro sanitário em Miracema deveria estar sendo cuidada e incentivada para ampliação dos fragmentos de remanescentes da Mata Atlântica ali existentes, inclusive com criação de corredores ecológicos para propiciar a interligação dos fragmentos e a interação da vida selvagem, podendo assim atrair turismo para o local, tendo em vista a proximidade do centro urbano.


No entanto, o prefeito fez o oposto: incentivou a instalação de um aterro sanitário, que, certamente, se levado a cabo iria contribuir para o afastamento da fauna ali existente e provocaria a degradação fisionômica do local com movimentação de máquinas e veículos pesados e futuras ampliações. Segundo informações no EIA-RIMA destinado a aprovar o licenciamento do aterro, a operação do mesmo seria realizada 24h por dia, nos sete dias da semana. Inicialmente, o aterro receberia descarte de lixo de sete cidades (Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai), mas haveria uma tendência a ampliar o número de municípios usuários.

Foto: EIA/Rima - área do aterro

Como homem de negócios e grande incentivador da instalação do referido aterro no município, o prefeito tem feito várias transações comerciais com o empresário responsável pelo pretenso aterro. Foi o prefeito que vendeu o terreno de sua propriedade para a instalação do pretenso aterro no Sítio Recreio, na área do Conde, assim como uma outra propriedade rural em Paraíso do Tobias e tornou também disponível ou vendeu a propriedade rural Morro Azul, localizada na estrada Miracema – Palma, para que estas três propriedades satisfizessem as exigências opcionais de instalação do aterro, submetidas à aprovação pelo Inea. Vendeu também o imóvel da antiga Cooperativa Agropecuária de Miracema, e sabe-se lá mais que negócios fez com este mesmo empresário.

*Cinturão verde é uma área verde que pode ser composta por parques, chácaras, reservas ambientais, jardins ou pomares localizados ao redor de uma cidade (na área periférica). Os cinturões verdes são de grande importância para a manutenção da qualidade de vida dos habitantes dos centros urbanos. Entretanto, ocorreram e ainda ocorrem desmatamentos nessas áreas, para fins de construção civil. Ao passo que as áreas verdes, se recebessem tratamento adequado, possibilitariam: 

a) melhoria na qualidade do ar das cidades; 

b) criação de áreas de lazer (parques) e educacionais (voltadas para a educação ambiental); 

c) áreas de produção agrícola destinadas à produção de frutas e hortaliças, abastecendo assim o mercado consumidor da cidade; com a vantagem de que a localização favorece o transporte dos gêneros agrícolas, deixando-os mais frescos; e

d)  manutenção do microclima da cidade, evitando elevação excessiva da temperatura local.

 

Nenhum comentário: