quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Há controvérsia na notícia “Meio ambiente e agricultura têm muitas realizações e economia durante o ano de 2009”, publicada no sítio da prefeitura (http://www.miracema.rj.gov.br/)
Considerando que um trator teve capacidade de trabalhar 2.032 horas em 2009 (22 dias úteis x 12 meses x 8 horas, menos 10 dias de feriados), podemos afirmar que às 1.356 horas de trabalho dos tratores da prefeitura representam 66,73% da capacidade de trabalho de apenas um trator. Como a prefeitura dispõe de mais de um trator, podemos inferir que os tratores da prefeitura estiveram no mínimo cerca de 2/3 do tempo ociosos. Se considerarmos dois tratores, em vez de um, nos cálculos acima, tais tratores estariam ocupados em apenas 33,37% de suas capacidades de trabalho.

A economia de combustível (7 mil litros de óleo diesel) que a notícia da prefeitura diz ter feito, em relação a 2008, indica que os tratores da prefeitura deixaram de executar serviços equivalentes a esta quantidade de combustível, para atingirem o mesmo quantitativo de 2008. Ou seja, os tratores da prefeitura trabalharam em 2009 menos que em 2008.

4 comentários:

AngelMira disse...

Hélcio,
Muito boa!

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, EXCELENTE! ECONOMIA X MUITAS REALIZAÇÕES NA AGROPECUÁRIA E NO MEIO AMBIENTE! Onde?

1º. Prefeitura não gastou óleo e não cobrou pelo serviço ao PRODUTOR. este somente pagou o óleo.

Em 2008 pagamos R$22,00/Hora trabalhada dos tratores, no máximo ( varia pelo tipo de serviço ).

Em 2009 foi pedido a cada Produtor, que deixasse PAGO NO POSTO, o equivalente a DEZ LITROS DE ÓLEO/ Hora trabalhada = R$22,00 OU MAIS.

Conversei com dois donos de TRATORES, BEM EXPERIENTES, que me informaram que são gastos CINCO LITROS/ Hora trabalhada.

E os outros CINCO LITROS?......

Vários PRODUTORES RURAIS pagaram cem litros e NÃO FORAM ATENDIDOS ATÉ HOJE!......O Secretário me pediu para deixar conta aberta no Posto e não deixei; liguei até para o Posto Piramide NÃO AUTORIZANDO. Sorte minha: meu nome, mesmo com documento registrado em Cartório e entregue nas maõs do Secretário de " AGROPECUÁRIA " EM 25/JUNHO/2009, Não constava na LISTA DOS PRODUTORES A SEREM ATENDIDOS E ELE ME PEDINDO ÓLEO. Os DOCUMENTOS ATÉ 2012 estavam em sua RESIDENCIA.

2º. A resposta que todos tínhamos era que os TRATORES ESTAVAM QUEBRADOS ( no BLOG DO PV vimos fotos de caminhões, máquinas etc. trabalhando PARTICULARMENTE ).

3º. Muitos poucos Produtores plantaram ARROZ este ano, JUSTAMENTE POR FALTA DE MAQUINÁRIO, pois ficaram esperando até ao último momento para serem atendidos e não o foram. ( Eu usei, no trecho mais difícil Trator PARTICULAR, vendendo gado para pagar, e o restante arei com boi e gradeei com o micro trator, que pifou no final. ).

4º. A SECRETARIA DEVERIA DAR A LISTA COM O NOME DOS AGRACIADOS COM OS TRATORES E ATENDIMENTOS DELA. Ficaria um Governo TRANPARENTE. Só dizer, não significa nada, pelo menos para a grande maioria dos Produtores Rurais e eu me incluo neste grupo.

5º. LEITE: O que tem feito para melhorar o PREÇO DESTE? NADA. Só para perdermos mais, pois quando chove e o caminhão NÃO consegue chegar aos Tanques Refrigerados, perdemos muito LEITE, o que faz nossa Receita cair mais ainda.

6º. ESTRADAS INTRANSITÁVEIS, até para charretes e cavalos. E a PATRULHA DAS ESTRADAS RURAIS, PAGA pela EMATER-RIO em 2009, que estava em Miracema, mas NÃO FEZ O SERVIÇO que vi em documento aqui no GABINETE DO SR. CHRISTINO ÁUREO; pelo menos no MORRO DOS PIRINEUS? Aqui perdemos muito LEITE E TRABALHADORES RURAIS, além de PRODUÇÃO DE GRÃOS, HORTIFRUTIGRANJEIROS ETC.......

7º. Veja o BLOG DO PV E O QUE SE TEM FEITO PELO MEIO AMBIENTE. Estou lá sempre e nossa MIRACEMA JÁ não respira como dantes... Sujeira nas Ruas, Estradas, Ribeirão, Córregos....

8º. Nó, PRODUTORES RURAIS estamos ACÉFALOS e fazendo o que podemos por nós mesmos. Quem tem feito um trabalho bom, com oferta de CURSOS é o SINDICATO RURAL, junto com SENAR, SNA, SEBRAE, EMATER, SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA, PESAGRO E DEFESA SANITÁRIA ANIMAL E VEGETAL.

Abraços e foi ótimo encontrar vc e saber do seu BLOG,
Rachel Bruno Siqueira

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio,

gostaria de fazer uma CORREÇÃO que, ao ler agora novamente, NÃO ESTÁ MUITO CLARA para quem lê, principalmente o Sr. CHRISTINO ÁUREO ou sua ASSESSORIA, que tanto empenharam nesta PATRULHA DE MÁQUINAS para atender às ESTRADAS RURAIS DO NOROESTE FLUMINENSE:

- Onde se lê " E a Patrulha.....paga pela EMATER-RIO...NÃO FEZ O SERVIÇO EM MIRACEMA....." :

Quero deixar CLARO que eu, do Gabinete do Sr. CHRISTINO ÁUREO, aqui em Niterói, através de sua ASSESSORA DIRETA, fui colocada ao telefone para falar diretamente com o ENGENHEIRO responsável e Dono da EMPRESA CONTRATADA PELA EMATER ( para FORNECER AS MÁQUINAS, MAQUINISTAS E ENCARREGADO ) DE ACOMPANHAR O SERVIÇO JUNTO À PREFEITURA que, em CONTRAPARTIDA, ASSINOU TAMBÉM ESTE DOCUMENTO, O QUE LHE CABERIA COMO SENDO DE SUA RESPONSABILIDADE ( SAIBRO, MANILHAS, TRABALHADORES PARA ROÇAR E CORTAR ÁRVORES MAIORES ETC...) e este me GARANTIU QUE AS MÁQUINAS ESTAVAM EM MIRACEMA E DUAS EM PÁDUA:

- As de MIRACEMA sob RESPONSABILIDADE DO SECRETÁRIO DE AGRICULTURA, SR. EMERSON PEREIRA;

- As de PÁDUA sob Responsabilidade de uma outra pessoa, que não me cabe citar aqui, pois não diz respeito à nossa Miracema.

Vi a lista de TODAS AS ESTRADAS A SEREM ATENDIDAS, principalmente as mais CRÍTICAS, pois já NÃO ERA MAIS ÉPOCA DE SE FAZER ESTRADA RURAL, DEVIDO AO PERÍODO PRÓXIMO ÀS GRANDES CHUVAS e o MORRO DOS PIRINEUS ( que ATENDE SETE PRODUTORES RURAIS ), constava da lista e é um dos que luto fervorosamente ( luto por TODA A ZONA RURAL, mas na Secretaria acham que luto POR MINHA ESTRADA... O que fazer? Deixo que pensem assim e me chamem de " FAZENDEIRA VIRTUAL "; pois não desisto de lutar pela ZONA RURAL VIA INTERNET E PESSOALMENTE! ), pois nós da Região passamos altos apertos nele e os caminhões de leite são puxados por trator; MAS NÃO FOI FEITO NADINHA NELE e, por conversa com inúmeras PESSOAS CONFIÁVEIS, inclusive de dentro da PREFEITURA: NINGUÉM VIU ESTAS PATRULHAS DE MÁQUINAS DA EMATER EM MIRACEMA E NEM SABE DO QUE SE TRATAM!

O que faço questão de dizer é que, na esfera da EMATER-RJ E Sr. CHRISTINO ÁUREO, talvez nem tenha chegado tal notícia e eu NÃO POSSO AFIRMAR NADA, POIS NÃO VI NADA DE MÁQUINAS OU SERVIÇOS EM MIRACEMA E NEM PROCUREI DE CARRO POR ELAS; SOMENTE procurei saber onde estavam e ninguém sabia dizer, daí eu ter ido ao Secretário Municipal, que me atendeu mal e fui À EMATER-RJ aqui em Niterói.

SÓ POSSO GARANTIR QUE NO MORRO DOS PIRINEUS NÃO FOI NENHUMA MÁQUINA E NÃO FOI FEITO NENHUM SERVIÇO COM MÁQUINA DA EMATER-RJ E NEM NO TRECHO DA ESTRADA QUE ATENDE A MIM E AO SR. ROMÁRIO.

Anteriormente, quando questionei ao Sr. Secretário " Agropecuária ", que o tempo estava passando e as estradas rurais NÃO ESTAVAM SENDO FEITAS, as chuvas chegariam e como passaríamos pelas estradas, principalmente o Morro dos Pirineus; obtive como resposta: " Pode deixar que puxo os caminhões com trator. "

No que respondi: " Então terá que puxar todos os moradores da zona rural e todos nós Produtores rurais, nossos Visitantes, AMPLA, Fornecedores, Ambulancia etc......." e ele concordou rindo...

Assim que anda nossa AGROPECUÁRIA em Miracema, Hélcio.

Abraços,
Rachel Bruno Siqueira

P.S.: Vc é quem decide se publica ou não, ok? Eu assino tudo que falo.

AngelMira disse...

É preciso muita matemática p contestar tantos argumentos. De fato, há muito produtor questionando esse marketing incalculado.