sexta-feira, 10 de junho de 2011

Trânsito livre para a produção rural no 2º distrito de Teresópolis

10/06/2011
Ascom da Secretaria de Agricultura

Recuperação de via alternativa em Providência normaliza escoamento de produtos agrícolas

O escoamento da safra de tangerina ponkan, iniciada neste mês, no segundo distrito de Teresópolis, maior produtor da fruta no estado, está garantido. Após ficarem isoladas com a destruição de diversas pontes que dão acesso à BR-116 (antiga Rio/Bahia) pelas fortes chuvas de janeiro, comunidades rurais do município já estão com trânsito livre para escoar sua produção.

Os moradores das localidades de Providência, Brejal, Campo Limpo, Cuiabá, Granja Mafra e Fazenda Suíça, importantes produtoras de legumes, folhosas e ponkan, já estão utilizando a estrada alternativa recuperada pelas máquinas do Programa Estradas da Produção, da secretaria estadual de Agricultura, para chegar à BR-116 e alcançar os mercados de abastecimento.

Uma vicinal com 3,5 quilômetros, onde foram realizadas obras de drenagem, compactação de leito e construção de novos bueiros faz a ligação destas comunidades com a ponte da Cedae, sobre o rio Paquequer, única não destruída pela força das águas.

A produtora rural da comunidade de Providência, dona Leda Oliveira Correia, conta que ela e mais umas 100 pessoas, na maioria pequenos produtores que vivem do cultivo de hortaliças e da ponkan, ficaram isolados sem poder trabalhar, após a ponte de Cartório, que fazia a ligação com a BR-116, ter sido arrastada.

– Os moradores fizeram uma pinguela e durante 15 dias levamos nossos produtos em carrinhos de mão até a rodovia. Com esse desvio feito pela secretaria estadual de Agricultura até a ponte da Cedae os caminhões conseguiram passar para buscar a nossa produção. Até então, não tínhamos nem como trazer adubos e estercos para plantio. Essa estrada está nos ajudando muito – disse Dona Leda.

O representante do Sindicato Rural do município, Venâncio de Souza Damásio, acredita que se não tivesse sido aberto este caminho alternativo, o escoamento da colheita da ponkan este ano, estaria comprometido.

Para engenheiro agrícola da Emater-Rio, Emerson Landgraf Alves, que desde o início da tragédia vem atuando com as equipes do Estradas da Produção nas ações de remoção de barreiras, desobstrução e recuperação de estradas vicinais, a importância deste trabalho está em apoiar aos agricultores e suas famílias garantindo o direito de ir e vir e o deslocamento até os mercados, escolas, postos de saúde e lazer.

Na última semana, a coordenadora do Programa Estradas da Produção, Stella Romanos, acompanhada do prefeito de Teresópolis, Jorge Mário e outras autoridades, percorreram a nova via constatando o reconhecimento dos produtores com a ação do governo do estado, através da secretaria de Agricultura.

Nenhum comentário: