segunda-feira, 20 de junho de 2011

Agricultores conhecem sistema de mandala em São José de Ubá
20/06/2011
Ascom da Secretaria de Agricultura

Técnica otimiza a área de plantio e garante renda o ano todo

Considerada desde os tempos mais remotos pelos esotéricos como símbolo de captação de energia, atração de abundância material e sorte nos negócios, a mandala está mudando a vida de agricultores familiares da microbacia hidrográfica de Santa Maria do Cambiocó, em São José de Ubá. O sistema de plantio em forma de círculos introduzido por pesquisadores da Pesagro-Rio (Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro), através do Programa Rio Rural, está permitindo a otimização da área plantada com diversificação de culturas e garantia de renda o ano inteiro.

No próximo dia 28,a partir das 9h30, produtores da região poderão conhecer as técnicas para sua implantação e manejo durante o Dia Especial do Sistema Mandala Adaptado, promovido pela Pesagro-Rio em parceria com o Rio Rural, da Secretaria de Agricultura. O objetivo é criar um sistema sustentável e integrado de produção agrícola, utilizando melhor os pequenos espaços de terra e gerando o maior retorno possível com o mínimo de investimentos.

Na ocasião, os participantes irão ouvir o depoimento da produtora parceira Luciana Silva Andrade sobre a Unidade de Pesquisa Participativa e trocar experiências com os técnicos da Pesagro-Rio José Márcio Ferreira e Luiz Gonzaga Júnior Santos e Silva. A pesquisa participativa desenvolvida pelo Rio Rural visa a ajustar tecnologias sustentáveis às condições sociais, econômicas e ambientais de cada microbacia, bem como às condições financeiras e disponibilidade de mão-de-obra.

O evento será realizado na microbacia de Santa Maria do Cambiocoó, Sítio Cambiocó. Para acessar a propriedade, entrar para Vila Santa Maria um quilômetro depois de São José de Ubá e seguir as placas de indicação.

Nenhum comentário: