segunda-feira, 6 de junho de 2011

Feira Rio Genética em Macuco obtém recorde de lances
Fórmula democrática de comercialização e crédito diferenciado atraíram produtores de diversos municípios do estado

06/06/2011
Agricultura - Gov. do Estado do RJ

Em sua 14ª edição, realizada neste sábado (04), em Macuco, Região Serrana, a Feira de Animais Rio Genética apresentou recorde de lances de produtores interessados em melhorar seus rebanhos. De acordo com os organizadores, 564 propostas disputaram a compra de 250 lotes de vacas, novilhas e tourinhos da raça Girolando. Promovida pela secretaria estadual de Agricultura, em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro – ACERJ, o evento integra o Programa Rio Genética para aprimoramento genético dos rebanhos bovinos leiteiros de pequenos e médios produtores do Estado Rio de Janeiro.

Durante sua abertura, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo destacou o sucesso do programa, que está inspirando outros estados do país, ao concretizar o sonho do pequeno produtor de leite de melhorar seu rebanho, oferecendo animais de qualidade em condições acessíveis.

– Temos aqui animais de vários municípios do Rio de Janeiro e também de fora do estado. O criador pode adquirir os animais utilizando a linha de crédito do Rio Genética, com juros de 2% ao ano e prazo de cinco anos para pagamento, com um ano de carência. Isso tudo acompanhado de assistência técnica – informou.

Para o secretário, o tempo de recuperação do setor é agora. Segundo ele, o trabalho do Rio Genética aliado às medidas de incentivo adotadas pelo governo do Estado, com a isenção de ICMS para a cadeia láctea, e a vocação da região, estão sendo fundamentais para que a Cooperativa Agropecuária de Macuco desenvolva um trabalho de qualidade fortalecendo a pecuária leiteira.

Na ocasião, Christino Áureo foi homenageado pela cooperativa por seu apoio ao segmento, principalmente naquela região, que já contabiliza aumento de 15% em sua produção. O presidente da cooperativa, Silvio Marini, destacou o empenho do secretário na aprovação da nova legislação para o setor e a chegada das máquinas e equipamentos do Programa Estradas da Produção, fundamentais para recuperação das estradas vicinais, por onde escoa a produção leiteira.

– Investimos em tanques de expansão para armazenar o leite, mas sem acesso aos produtores, não há como coletar o produto e perdemos em qualidade. Estamos trabalhando para dobrar nossa produção e entrar no mercado em condições de competir com grandes indústrias de igual para igual – concluiu.

Beneficiária da legislação do Programa Rio Leite, que permitiu a recuperação de crédito de ICMS retidos, a cooperativa Agropecuária de Macuco receberá em breve os recursos que serão revertidos em investimentos na melhoria da capacidade de produção.

Entre as ações do Programa Rio Genética estão também o trabalho com as cooperativas para a utilização de biotecnologia como inseminação artificial em tempo fixo – IATF, controle de cio e produção de embriões, em parceria com a Embrapa Gado de Leite.

A próxima Feira Rio Genética será no mês de julho.

Nenhum comentário: