segunda-feira, 13 de junho de 2011

Educação anuncia os resultados do primeiro Saerjinho
13/06/2011
Ascom da Secretaria de Educação

Para Risolia, avaliação derruba o mito de que escolas em áreas tensas têm piores resultados

O secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia, e o subsecretário da Gestão da Rede de Ensino, Antonio Vieira Neto, apresentaram, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (13/6), os resultados do primeiro Saerjinho. A prova, que foi realizada em abril, é um simulado bimestral idealizado pela Secretaria de Estado de Educação, utilizado para avaliar o desempenho dos estudantes da rede nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio, nas disciplinas de Português e Matemática.

A média de participação de alunos na primeira prova foi de 77%, um avanço em relação ao último Saerj – a participação de alunos do 9º ano, por exemplo, praticamente dobrou: de 41,6% pulou para 81,8%.

Nesta primeira avaliação, a Secretaria de Educação identificou algumas informações que serão úteis para a promoção de melhorias para alunos e professores e para atingir as metas propostas no planejamento estratégico da pasta, lançado em janeiro. No interior, por exemplo, o percentual de alunos com desempenho alto é sempre melhor do que nas áreas metropolitanas. Além disso, o interior tem percentual de alunos com baixo desempenho sempre menor.

O resultado do Saerjinho também revelou que mais tempo na escola melhora o desempenho dos alunos, já que os turnos ampliado e integral têm sempre melhores resultados. Outra importante informação foi a análise por tipo de curso. O Ensino Médio Integrado possui sempre as melhores notas, seguido pelo Ensino Médio Normal.

Para o secretário Risolia, a avaliação também ajudou a derrubar um mito, de que escolas em áreas tensas possuem os piores resultados.

- Tivemos uma escola em área tensa como uma das de melhor desempenho em Matemática no 9º ano do Ensino Fundamental. E somente 10% desses colégios ficaram entre os resultados mais fracos.

O próximo Saerjinho será realizado no dia 29 de junho. De acordo com Wilson Risolia, é muito importante que professores, diretores, pais de alunos e toda comunidade escolar incentivem a participação dos estudantes na avaliação.

- Com uma maior adesão de alunos, teremos um diagnóstico mais fiel da rede, que nos ajudará a solucionar as dificuldades e direcionar melhor nossas ações.

Segundo o subsecretário de Gestão da Rede e de Ensino, Antonio Neto, a Secretaria de Educação está produzindo um material pedagógico de apoio, com a participação dos professores que idealizaram o Currículo Mínimo, e que poderá ser baixado por download pelos os professores.

- Também estamos programando visitas em todas as Diretorias Regionais, para apresentar os resultados das avaliações para professores de Língua Portuguesa e Matemática.

Nenhum comentário: