quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Parceria entre secretarias vai incrementar o turismo rural no Noroeste Fluminense
O secretário de Estado de Turismo Ronald Ázaro e o secretário de Estado de Agricultura Christino Áureo

03/08/2011
Ascom das secretarias de Agricultura e de Turismo

Turismo Rural

Quanto ao turismo rural, ficou acertada a criação de um projeto piloto que vai contemplar as regiões Noroeste e Centro-norte do estado, que historicamente sofrem um processo de esvaziamento econômico e populacional.

- Acredito que através de um trabalho em parceria com a Secretaria de Agricultura e Pecuária poderemos desenvolver turisticamente e economicamente as cidades localizadas nessas regiões. Será um trabalho complexo, que incluirá a criação de circuitos de turismo rural, qualificação de mão de obra e folhetaria específica para essa atividade – disse Ázaro.

Christino Áureo destacou a importância da união das secretarias de e do trabalho que será desenvolvido.

- Olhar para o interior do estado sempre foi a nossa maior demanda. A capital já tem suas definições. Salta aos nossos olhos as carências de muitas cidades do interior. Acredito que o trabalho será bastante produtivo.


Na ocasião, Ronald Ázaro anunciou que o 3º Salão Estadual de Turismo será realizado nas areias de Copacabana

O secretário de Estado de Turismo, Ronald Ázaro, anunciou nesta quarta-feira (3/8) que o 3º Salão Estadual de Turismo será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, nas areias de Copacabana, em frente à Avenida Princesa Isabel. O anúncio foi feito durante a reunião que teve, no seu gabinete, com o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo. Neste encontro, as secretarias fecharam um acordo para movimentar ainda mais o turismo rural no estado.

- Será um grande evento, com uma tenda de 4 mil metros quadrados nas areias de Copacabana, com a participação dos 92 municípios fluminenses. Teremos um espaço destinado às cidades que compõem a Região Serrana para que os municípios que foram castigados pelas fortes chuvas no início do ano possam mostrar que os seus equipamentos turísticos estão recuperados e que Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo estão prontas para receber os visitantes. Também será disponibilizada para a Secretaria de Agricultura e Pecuária uma área de 100 m2 para que possam ser apresentados e comercializados os produtos rurais.

Ronald Ázaro acrescentou que o Salão será realizado no dia seguinte ao do encerramento da ABAV 2011 – Feira das Américas, que acontecerá no Riocentro nos dias 19, 20 e 21 de outubro, aproveitando a presença na cidade de agentes de viagens e jornalistas de outros estados e países. Pela primeira vez, o evento será aberto ao público.

16 comentários:

Hélcio Granato Menezes disse...

Esta é uma ótima notícia: as secretarias estaduais de Turismo e Agricultura se unem para implementar o turismo rural no Noroeste.

Era de uma força desta que esperávamos para que o turismo rural em Miracema enfim se deslanchasse. Vamos torcer para que tudo dê certo e que as fazendas históricas se abram e organizem para receber turistas.

AngelMira disse...

É isso aí! As coisas começam a caminhar, vamos torcer.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Nossos irmãos pretederam fazer um circuito pelo noroeste fluminense e zona da msata mineira, visitando parentes.

Tiveram que desistir por não conseguirem reservas de hotel, optando por outro na zona das águas em MG onde não tiveram problemas.

O Varanda lhes disse que deveria ter vaga mas que não faziam reserva.

Dá para falar em turismo assim?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

Luiz Carlos,

Em têrmos de rede hoteleira não estamos tão mal assim. Conforme a página Miracema deste blog, temos opções de hotéis na cidade (3) e nas cidades vizinhas, que são muito próximas. Em Palma, por exempo, tem um hotel bom e em Pádua tem vários. O evento Merconoroeste não teve o que reclamar de hoteis.

Abraços,
Helcio

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Caro Hélcio

Apenas informamos o que os interessados nos passaram.

Evidentemente que eles em Miracema se interessaram pelo Varanda. Mas o prloblema não foi só lá, mas, também, em Itaperuna, em Tombos etc.

O recurso de ir a uma cidade e ter que se hospedar em outra sem interesse nela, convenhamos só é admissivel como solução quebra-galho em situações muito especiais e não como solução normal. Não se pega mosca com vinagre.

De qualquer forma não estamos assegurando que a situação hoteleira da região seja esta.

Quem melhor pode atestar qual seja é quem, pelo menos, dela tenta se utilizar.

Para se pretender atrair turista há que se assegurar, pelo menos, boa e segura hospedagem.

Certamente os organizadores sabem disto melhor do que nós, mas Miracema está carente.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Penso que o município e os proprietários de hotéis e pousadas pecam na divulgação, não é?

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amiga Angeline

O pessoal que faz turismo por conta própria hoje se utiliza muito de pesquisas pela Internet, a mais barata, mas imediata e que essa gente tem facilidade de utilização.

Assim o que não estiver na Internet fica desde logo descartado. Outrossim muitos sítios não mostram bem o que desejam, o que também pode levar a descarte.

Um bom circuito turístico carece de uma programação segura. Como incluir nisto um hotel que não aceita reserva, ou melhor que não quer correr o risco do hospede não aparecer e nem cancelar a reserva, o que é normal em qualquer parte do mundo.

Em 2002 nos hospedamos com a família no Varanda, ocupando dois quartos quentes com ventilador pois não havia disponível com ar refrigerado. Serviço de, no máximo, 3 estrelas.

Em 2007 nossa família teve que se hospedar em Pádua. Embora em melhores condições do que no Varanda, foi bastante incoveniente.

Você tem razão. Quem quer turista é que tem que conquistá-lo e não deixar que ele se vire.

Veja que nossos irmãos, dois casais, tiveram que desistir do circuito desejado pelo Noroeste fluminense diante das incertezas encontradas e sem maiores dificuldades empreenderam o das águas mineiras, que lhes satisfizeram, no mês de julho.

Não vá em julho e agosto à Europa, sem hotel e transporte devidamente reservados, pois, pode nem conseguir chegar lá, ou pode ter que se hospedar na rua, ou não cumprir sua programação.

Certamente isto não é novidade alguma para quem é do negócio.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Luiz Carlos:

Falar em divulgação hoje, sem tratar da internet, é até absurdo. Claro que a internet deve ser o principal meio de divulgação e outros que se fizerem necessários.
Porém, Miracema e boa parte do Noroeste ainda carece de um planejamento adequado para o turismo, de infraestrutura e muito tem a construir e a evoluir.
Por isso, creio que criar cursos técnicos e universitários - o que já tem em Itaperuna - seria muito interessante. Seriam pessoas que ajudariam a pensar o setor de turismo, a construi-lo, bem como seria a forma de já capacitar mão de obra para um futuro que temos que nos incluir.

Hélcio Granato Menezes disse...

A participação da Secretaria estadual de Turismo será fundamental, conforme disse o secretário: "Será um trabalho complexo, que incluirá a criação de circuitos de turismo rural, qualificação de mão de obra e folhetaria específica para essa atividade".

Com a ajuda da secretaria muita coisa deverá ser feita e corrigida. O fundamental, Miracema tem: fazendas históricas lindíssimas, paisagens bonitas, etc. O suporte atualmente existente que não estiver a contento, como o hoteleiro, provavelmente será ajustado. Estes aparos que precisarão ser feitos são o de menos.

AngelMira disse...

Com certeza, Hélcio, o interesse e a participação da secretária de turismo e da sec de agricultura do estado é fundamental.
Porém, não creio que o setor evolua sem a consciência e participação do empresariado, da sociedade etc.
Miracema tem inúmeras vantagens e fatores que lhe atribuem o potencial turístico. Sempre defendi isso. Só não vejo interesse, agora parece que o estado está disposto a dar o pontapé inicial.
Torço, sinceramente, para que seja o começo de um futuro promissor.
E que a sociedade saiba valorizar o patrimônio que tem, a começar pelo Centro Histórico, que é esquecida pela própria imprensa local.

Hélcio Granato Menezes disse...

Concordo plenamente com você, Angeline.

Hélcio Granato Menezes disse...

Por acaso vc teve notícias da etapa final do parapente. Acompanhei até a 2ª etapa e na última não pude comparecer. Procurei dar visibilidade ao evento aqui no blog. Quando soube do blog Voo Livre Miracema fiquei feliz, pois eles mesmos poderiam mostrar para a população mais este evento esportivo que deveria fazer parte dos acontecimentos que podem atrair turistas para Miracema. Porém, tal blog não divulgou nada a respeito da etapa final: quem foi o campeão, etc. Está sendo como acompanhar novela e não ver o capítulo final.

AngelMira disse...

Hélcio:

Notei a data, até tirei o cartaz do blogue e nada soube sobre a última etapa não...
Vou ver se o Kiko responde a um email.

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigos Hélcio e Angeline

Desejamos realmente que Miracema tenha efetivamento no turismo uma importante atividade econômica.

Por isto fazemos críticas e sugestões, pois tal não se consegue só com desejo e poesia.

O turismo pode ser muito importante a qual município, mas ele há que abrir mão de suas conveniências costumeiras para se dedicar a dos turistas.

O dia de turismo é caro e precisa ser muito proveioso ao turista. Não tem cabimento se perder tempo em local, dias e horários, onde praticamente não se tenha nada de muito útil a fazer.

A cidade tem que estar à disposição do turista quando e ao que ele está disposto a gastar.

É uma metalidade pública muito oposta à tradicional da quase totalidade de nossos municípios.

É uma realidade que precisa ser bem diagosticada e tratada. Há que se plantar para colher. Não basta ter potencial é preciso saber explorá-lo. Muitos tipos de turismo existem, com demandas e rendas distintas.

Esperamos e fazemos votos que Miracema isto consiga realmente.

Tudo que se faça com tal propósito tem nosso aplauso.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/Mpmemória.

Hélcio Granato Menezes disse...

Luiz Carlos,

Concordo com você, mas não seria toda cidade que ficaria ao dispor do turismo, apenas àquela parcela interessada.

Você citou o Mundinho num comentário acima, que faz muito não vejo. A última que soube do Mundinho foi através de um amigo em comum, o Ramon. Pois Ramon que atualmente tem casa em Miracema e Niteroi encontra frequentemente com o Mundinho. E eles caminham muito pela orla de Niteroi. Num dia chuvoso Mundinho, como de hábito, ligou rara o Ramon na hora da caminhada e Ramon respondeu que estava chovendo. A resposta do Mundinho, como gênio que é, foi a seguinte: "por acaso você é de papel".

Abraços,

Helcio

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Que bom termos notícias do MUNDINHO. É incalculável a perda com o mundinho em que se confinou. Não temos mais aquelas alegrias que nos transmitia e muito menos sua sabedoria. Não sabemos quais, mas certamente tem justas razões para isto. Logradoures de Miracema ficou mais pobre com a perda de suas inestimáveis contribuições. Veja por exemplo a que nos aquinhou sobre o Correio de Miracema, no Volume IX. Uma joia de depoimento, muito t´´ipica dele.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.