quarta-feira, 15 de junho de 2011

Bilhete Único Intermunicipal deve ser estendido para municípios do interior
15/06/2011
Marcelle Colbert
Governo do Estado do RJ

Prefeitos fluminenses assinaram termo de compromisso para modernizar políticas de ações sociais

O governo do estado do Rio de Janeiro estuda ampilar o Bilhete Único Intermunicipal, uma das principais ferramentas de integração social implantadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, para alguns municípios do interior fluminense. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15/6) pelo governador Sérgio Cabral, durante o lançamento do Pacto de Gestão do Sistema Único de Assistência Social e Repasse Fundo a Fundo (SUAS). No encontro, as 92 prefeituras fluminenses assinaram um termo de compromisso para modernizar as políticas de ações sociais.

- Fico orgulhoso de ver o Rio de Janeiro ser citado como referência de políticas públicas. O Bilhete Único, por exemplo, que tem assegurado um ganho extraordinário de empregabilidade na Região Metropolitana do Rio, permite que o cidadão possa economizar em transportes. Eles têm direito a dois transportes em qualquer modalidade a um preço de R$ 4,40. Nossa meta é estender o bilhete para algumas regiões do estado, como o Sul Fluminense, onde haja uma mobilidade de município para município. Queremos subsidiar essa mobilidade - afirmou Cabral.

No encontro, os prefeitos fluminenses assinaram um pacto para modernizar políticas de ações sociais. Um pacote de ações do governo estadual vai melhorar, ampliar e aperfeiçoar o SUAS, o que representa um marco histórico para o fortalecimento da assistência social no estado. O objetivo é ajudar na redução da desigualdade social e na garantia dos direitos sociais de toda a população fluminense.

Também serão implantados Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em todas as comunidades pacificadas para acompanhamento familiar, atendimento à juventude e inclusão de famílias carentes nos programas oficiais de transferência de renda.

Por meio do pacto, o governo estadual oferecerá apoio técnico e financeiro às cidades para a organização e qualificação da gestão e dos serviços de Proteção Social Básica - destinada à prevenção de vulnerabilidades e de riscos sociais e pessoais - e de Proteção Social Especial, para cidadãos que já se encontram em situação de risco e tiveram seus direitos violados.

Nenhum comentário: