quarta-feira, 1 de junho de 2011

Frutificar leva bananicultores do Noroeste Fluminense para conhecer produção da fruta em Minas

31/05/2011 - 17:42h
» Por Ascom da Secretaria de Agricultura

Excursão técnica objetiva a troca de experiência entre produtores e conhecimento de novas tecnologias para melhorar processo produtivo

A troca de experiências entre produtores rurais e a observação de plantios em outras regiões são formas de adquirir conhecimentos e melhorar o processo produtivo. Na última semana, produtores de banana do Noroeste do estado, foram até Nova União, próximo a Belo Horizonte, em Minas Gerais, conhecer os sistemas de produção, pós-colheita e comercialização de banana, principal atividade do município.

A excursão técnica, organizada pela secretaria estadual de Agricultura, através dos programas Frutificar e Rio Rural, em parceria com o Sebrae, Firjan e Prefeitura de Porciúncula, teve como objetivo mostrar aos produtores fluminenses o desenvolvimento alcançado pela bananicultura no município mineiro, onde 340 agricultores se dedicam a atividade, cultivada em 1.350 hectares. A variedade nanica (caturra) está presente em 98% do total da área plantada.

Além de estruturas de cultivo e técnicas de plantio, o grupo, que foi acompanhado por técnicos da Emater-Rio, Sebrae e secretário de Agricultura de Porciúncula, conheceu métodos de colheita e pós-colheita da fruta adotados em produções locais. Na ocasião, ainda visitaram o galpão da Associação dos Produtores Rurais de Nova União (Apranu), onde 10 câmaras, utilizadas por 180 produtores, fazem a climatização de 500 caixas de banana por vez, agregando valor ao produto.

No fim da programação, os produtores visitaram a Ceasa-Minas, onde tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de comercialização da banana e de outras frutas.

De acordo com o coordenador do Frutificar, Norton Naldi Filho, o programa tem incentivado esta troca de experiências entre produtores, tanto dentro do próprio estado quanto em estados vizinhos.

- Conhecer “in loco” tecnologias que melhoram o desempenho da lavoura e a qualidade final do produto é uma forma de estimular o nosso produtor a adotar essas técnicas – frisou.

A banana é uma das frutas cuja produção no território fluminense é incentivada pelo Programa Frutificar, com assistência técnica, crédito e abertura de canais de comercialização. Nos municípios da Região Noroeste, a bananicultura está sendo estimulada como alternativa de diversificação de culturas para pequenos produtores.

Nenhum comentário: