segunda-feira, 29 de abril de 2013

Programas da agricultura familiar ajudam meeiro de Bom Jesus a ser proprietário bem sucedido


A vida do casal Deigrimar e Roberto Marcos Pereira Silva, pais de três filhos, começou a mudar quando Roberto soube do programa Nacional de Crédito Fundiário, do governo federal, executado em parceria com a secretaria estadual de Agricultura e Emater-Rio.

De meeiro da fazenda Duas Barras, em Calheiros, no 2º distrito de Bom Jesus do Itabapoana, Roberto passou a proprietário de quase cinco hectares desta mesma fazenda, em 2008.

- Com financiamento de R$ 30 mil concedido pelo programa Nacional de Crédito Fundiário realizei o sonho de nossa família e fiquei dono da terra onde trabalhava. Não acreditava ser possível comprar a minha própria terra nem ter condições de desenvolver diversas atividades. O técnico da Emater me orientou sobre o crédito fundiário e os programas da Secretaria para apoiar os produtores - revelou.

Em 2010, Roberto adquiriu duas vacas de qualidade, financiadas pelo programa Rio Genética, da secretaria estadual de Agricultura . Hoje, com oito animais produz diariamente 70 litros de leite, entregues no tanque coletor da Associação de Produtores, que fornece para o Laticínios Godan.

- Na associação sou conhecido como o rei do leite. Não utilizamos mão-de-obra de fora, eu e meu filho fazemos tudo. Pessoal temporário apenas para a colheita do café, em torno de 40 sacos anuais. Nosso lugar é na roça. A cidade é muito perigosa para os filhos. Aqui sinto segurança para minha família - enfatizou.

O desenvolvimento rural sustentável também faz parte da rotina da família. Beneficiada pelo programa Rio Rural, da secretaria de Agricultura, recebeu recursos para a construção de três bacias de captação de água da chuva e de 700 metros de canal para retenção de água, além de kit para criação de galinha caipira, que contribui para a geração de renda e segurança alimentar das famílias rurais.

- Hoje me sinto mais respeitado como cidadão, tanto na cooperativa como no Banco e no comércio local. Estou pagando em dia o financiamento da terra e o crédito do Pronaf "A", que recebi para iniciar a produção. Utilizei para comprar cinco vacas, entre outras coisas - explicou.

O agricultor também planta verduras que vão para a merenda de escolas da região, comercializadas através de programa federal para alimentação escolar.

Os incentivos recebidos serviram de estímulo para Roberto seguir em frente. Com recursos próprios já formou e dividiu com cerca elétrica 30 piquetes de pastagens para utilização de pastejo rotacionado. Comprou também sistema de irrigação para a capineira e mais duas vacas.

Não é apenas Roberto quem está satisfeito com as mudanças. Sua mulher Deigrimar também enumera feliz as conquistas.

- Agora temos freezer, geladeira, sofá estantes e cama. Tudo novo e com mais conforto - revelou entusiasmada.

Paralelamente aos investimentos na propriedade, o casal também contou com os recursos do programa federal Minha Casa Minha Vida, para a compra do material de construção da nova casa da família.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: