quarta-feira, 6 de julho de 2011

SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE DE MIRACEMA
Revis da Ventania
A bióloga Juliana Rodrigues, funcionária concursada da prefeitura, vem desenvolvendo trabalhos na área do meio ambiente em Miracema desde o governo do Carlos Roberto (2005-2008).

Com a eleição do atual prefeito, Ivany Samel, ela foi mantida nessa função como diretora do meio ambiente, órgão subalterno da então Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário (SEMAMDA). Com o recente desmembramento desta secretaria para a criação da Secretaria de Meio Ambiente, cujo projeto foi homologado por unanimidade pela Câmara dos Vereadores, Juliana foi escolhida pelo chefe do executivo, Ivany Samel, para continuar o trabalho que vinha desenvolvendo agora na frente dessa recém criada secretaria.

Ponto para o prefeito duas vezes. O critério tecnicidade prevaleceu sobre o político nas duas escolhas pela Juliana. Como diz o ditado “em time que está ganhando não se mexe”.

A questão do meio ambiente em Miracema, quanto nos demais municípios do Noroeste Fluminense, é muito delicada, haja vista três postagens que já foram feitas aqui neste blog :
- QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE NO NOF - OCORRÊNCIAS IMPACTANTES OBSERVADAS COM FREQUÊNCIA NO MEIO AMBIENTE NOS ÚLTIMOS 24 MESES – 2008 - levantamento efetuado pelo IBGE em 2008 na região Noroeste do estado colocou Miracema no penúltimo lugar entre os 13 municípios da região. Diante disto, este blog passou a exibir o cartaz na barra lateral direita, onde apela para a conscientização da população em relação a:
  • Queimadas
  • Desmatamentos
  • Aprisionamento de animais silvestres
  • Degradação de áreas protegidas
  • Contaminação do solo com agrotóxicos
  • Assoreamento e poluição dos corpos d’água
- ÍNDICE DE VULNERABILIDADE AMBIENTAL DO NOROESTE FLUMINENSE - mostra que o Noroeste Fluminense é a macrorregião mais devastada do RJ; e
- ÁREAS DE MATAS E FLORESTAS NOS MUNICÍPIOS DO NOROESTE FLUMINENSE – mostra a situação que se encontrava as florestas do Noroeste no período 1970 a 1995.

Um dos maiores desafios para a nova secretária, acredito que será o de conscientização da população, principalmente rural, a respeito da preservação e ampliação da biodiversidade do município.

A primeira secretária do meio ambiente de Miracema vem mostrando trabalhos competentes desde a criação da Agenda 21, assim como nas criações da Apa Miracema e Revis da Ventania, claro que com o apoio total do prefeito Ivany Samel. Portanto, tinha todos os méritos para ocupar o lugar de titular da primeira secretaria do meio ambiente do município de Miracema.

Parabéns para a Juliana Rodrigues e que ela seja muito feliz na condução deste novo cargo, que para ela como bióloga acredito não deverá ser um fardo.

Por fim, desejo esclarecer que o blogueiro que vos escreve não faz política partidária em Miracema. Quando houver acertos, seja de que partido for, vai haver elogios neste blog, assim como haverá criticas contundentes quando houver erros.

(Com informações do blog "O Vagalume" e do site oficial do município de Miracema).

Ver errata a este texto no comentário da profª Juliana Rodrigues.

10 comentários:

Blog "O Vagalume" disse...

Hélcio:

É muito acertada sua postagem. Vc está de parabéns.
Esses frutos que deram origem à nova secretaria devem-sem em parte ao ICMS VERDE. Foi após a lei 5.100/2007, que os olhares do município se voltaram estritamente para o meio ambiente, em termos institucionais.
Há por muitas vezes uma política partidária, principalmente através de comentários anônimos em blogues, criticando um ou outro governo, que não teve a iniciativa de criar a secretaria.
O fato é que o mérito dessa secretaria é da política pública do ICMS Verde, que encontrou no município o interesse da bióloga Juliana, que contribuiu desde o governo anterior, além da continuidade desse trabalho, é claro.
O que ocorre hoje é fruto dessa crença e do trabalho incansável da Juliana Rodrigues, da Agenda 21, dos dois últimos prefeitos, do próprio estado em implementar tal política e também não posso deixar de dizer dos governos anteriores que deram condições para que Miracema pontuasse em resíduos sólidos (UTIL), UC Parque Ecológico...desde o primeiro ano. Agora a coisa tomou um vulto maior, com as novas unidades e a criação da secretaria.
Por isso, dou os parabéns ao povo de Miracema, aos prefeitos envolvidos em cada pedacinho das conquistas e à Juliana Rodrigues, que acreditou, aprendeu, cresceu e soube conduzir o tema da melhor maneira. O ex- sec Emerson Pereira também teve papel importante, porque acreditou na nova diretora e apoio seu trabalho.

Profª Juliana disse...

Caro Hélcio,

Deve-se fazer uma pequena observação quanto à vossa postagem. Na verdade, na gestão do ex-prefeito Carlos Roberto Medeiros eu não exercia atividades laborativas na área do meio-ambiente. Por um período apenas representei a Secretaria de Saúde junto ao Conselho de Meio-Ambiente e Desenvolvimento Agropecuário. Não era trabalho como servidora municipal, mas sim, voluntário.

Somente na gestão do atual prefeito Ivany Samel é que comecei a exercer atividades junto ao Meio-Ambiente (março de 2009), tendo sido a primeira Diretora de Meio-Ambiente em Miracema, em cargo que já existia, mas nunca tinha sido ocupado por ninguém, isso em janeiro de 2010.

Muito obrigado por suas elogiosas palavras, saiba que me empenharei para fazer o melhor possível para o meio-ambiente miracemense.

Juliana Rodrigues

AngelMira disse...

Então, tudo o que ficou para trás será esquecido...

Hélcio Granato Menezes disse...

Valeu Angeline, nos esclarecimentos complementares.

Obrigado prof. Juliana, pela errata ao texto deste mortal blogueiro.

Profª Juliana disse...

Nada fica esquecido, tudo é uma construção como vc disse muito bem,tijolinho por tijolinho, cada um que passa deixa a sua contribuição, só fiz questão de esclarecer que eu não fazia parte do meio ambiente no governo do Carlos Roberto. Isso é fato! E que quem de verdade convenceu o prefeito, bateu o pé, acreditou em mim e me levou pra lá, foram duas pessoas, Emerson e Sven.
Mas isso é passado, um passado que não será esquecido, mas é sempre bom olharmos pra frente, né? Mais uma vez, obrigada pelas elogiosas palavras e darei o meu máximo para o meio ambiente da nossa princesinha. Juliana Rodrigues

AngelMira disse...

Juliana:

Que bom que vc respondeu, não esperava diferente de você. Mas, como estamos em um blogue, e na blogosfera o papo é bem diferente, procuro frisar o passado, que é reponsável pelo presente, para que olhemos com firmeza e gratidão para o futuro.
Não preciso repetir, mas é sempre bom SUCESSO!

Postador disse...

Um partido verde (minúsculo mesmo) que fazia o que fazia com o Ribeirão Santo Antonio (vide matadouro)e NADA FEZ para reverter, mesmo tendo assumido um TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO, é digno de esquecer mesmo.
Um pv que fez o que fez com a UTIL, que criaram e extinguiram, é digno de esquecer mesmo.
Um pv que nunca colaborou nomeando sequer uma Diretoria de Meio-Ambiente, é digno de esquecer mesmo. Se tinha o cargo, porque não nomearam??
Um pv que criou a secretaria com nome de MEIO-AMBIENTE e só funcionava como secretaria de AGRICULTURA, tem que esquecer mesmo.
Um pv que permitiu os acordos feitos para quem poluiu e invadiu o Ribeirão Santo Antonio, tem que esquecer mesmo....e assim vai....

Blog "O Vagalume" disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Sabe nos dizer em qual endereço funciona esta Secretaria?

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Lui Carlos/MPmemória.

AngelMira disse...

Luiz Carlos:

O Meio Ambiente tem uma página na internet, recém criada. Basta entrar em www.miracema.rj.gov.br/meioambiente

Lá terá a informação que precisa.

Exclui meu comentário acima, para evitar receio de interpretações paralelas... A sequência dos comentários pode dar ensejo a interpretação contrária ao que coloquei.