quinta-feira, 4 de abril de 2013

Rio Genética promove leilão em Miracema


O Programa Rio Genética, coordenado pela Secretária de Estado de Agricultura e Pecuária, juntamente com a PESAGRO e a EMATER-RIO realizará um leilão no próximo dia 20 de abril (sábado) a partir das 8 horas da manhã no Parque de Exposições Jamil Cardoso em Miracema.

O programa visa promover o melhoramento genético dos rebanhos pecuários do Estado, o aumento da produção e produtividade das explorações, o aumento da renda dos pequenos produtores rurais, a geração de trabalho e a melhoria da qualidade de vida da população rural.

O Rio Genética é realizado em parcerias com o Banco do Brasil, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ.

Ao todo serão colocados a disposição 200 animais da raça gir, que serão expostos a partir das 8 horas da manhã, sendo o leilão realizado às 9 horas.

O evento possui a colaboração do empresário Clóvis Tostes e contará com a participação de criadores da raça gir de Miracema e região.

Fonte: site da PMM

O rebanho pecuário de Miracema realmente necessita de melhoramento genético, pois a produtividade em 2011 foi a mais baixa registrada no Noroeste Fluminense. Segundo o IBGE, a produtividade média das vacas de Miracema foi de apenas 807 litros, enquanto em Itaocara a média  foi de 1.825 litros. Link para o levantamento da produtividade média do rebanho pecuário do Noroeste realizado pelo IBGE.

4 comentários:

Anônimo disse...

O que precisa é pagar um preço digno ao leite produzido. Este pensamento idiota de que precisa melhorar o rebanho para aumentar a produção de leite é pura politicagem. Se o preço do leite fosse justo, todo produtor melhoraria o rebanho, sem precisar dessa politicagem barata que só favorece o vendedor de vacas, que vende os animais por preços altíssimos, e quem compra não tem garantia nenhuma que o gado produzirá a quantidade de leite prometida.
Esse é o problema do Brasil, as coisas são feitas por um bando de "técnicos" que vivem no ar condicionado e não sabem nada da realidade da produção de leite. E o pior disso tudo é chegar em um supermercado e ouvir um idiota reclamar que um litro de leite por R$2,00 ta caro.Vai la na roça acompanhar a produção pra ver que esse preço é ridículo.
Falo isso porque sou produtor de leite e fui enganado nesse leilão do Rio Genética.

Anônimo disse...

Não necessariamente ser técnico e trabalhar no ar condicionado são quesitos para saber que melhoramento genético proporciona maior produtividade do rebanho pecuário. Isto é indiscutível, o exemplo dado pelos pecuaristas de Itaocara comprova que investimento na qualidade do rebanho pode transformar para melhor a produção pecuária.

Rachel Bruno Siqueira disse...

O que nos falta são Governos Estadual e Federal afinados no Olhar e Respeito ao Produtor Rural!

Precisam investir dinheiro em nós e sentar e fazer a conta dos nossos gastos com a Produção e Custos Empregatícios para mantermos moradores na Zona Rural, isto depois de encontrarmos pessoas qualificadas e interessadas ( Não tem nenhum atrativo, pois os Governantes retiraram TODOS: Escola, Saúde, Cultura, Esportes, Lazer, ajuda dos filhos após Escola e trabalhos escolares, que não traumatizam ninguém; mas na cidade podem vender balas livremente nos sinais, usar crack a céu aberto, assaltar, matar, furtar, ficar andando à toa pelas ruas o dia todo sem controle de PRESENÇA ÀS AULAS... e isto o ECA, Estatuto da Criança e Adolescente não vê como Crime e fecha os olhos, finge que não vê... Mas quem trabalhou com os Pais na roça desde os 7 anos nunca virou bandido e não tem nenhum Trauma, dito pelos próprios que conheço!!!! )em Trabalhar com o salário que podemos lhes pagar com o que recebemos do Leite e outros produtos que as vezes arriscamos produzir e que, muitas vezes nos é preferível, pelo preço recebido de venda, jogar aos porcos ou deixar o gado comer...

é um absurdo mesmo o que recebemos das Empresas de Laticínios com todos os gastos em nossas costas e ouvir do consumidor que a culpa é do Produtor o aumento do preço dos Produtos. O Leite em caixa chega a custar aqui em Juiz de Fora nas Padarias mais de R$3,00. E não é o Leite Integral, Gordo, que enviamos.

Confio nos Técnicos especializados, pois tenho um filho Médico Veterinário, que é altamente estudioso e Pesquisador em Reprodução em Gado de Leite de uma Empresa de Pesquisa Federal e o está enviando para os EUA, onde ficará mais 4 anos; é formado pela UFV, fez Mestrado lá mesmo, foi convidado pelo Canadá a fazer especialização lá, onde ficou por 2 anos e passou em 1º lugar no 2º Concurso desta Empresa, a nível nacional. Estuda muito, mas faz o que gosta e escolheu a Profissão por amor, muito bem pensada.

Então temos muito bons Técnicos sim, mas não temos Governo que invista em nós, Produtores Rurais, e em nossos Técnicos do Noroeste Fluminense, principalmente Miracema, em termos, inclusive de salário. Os que ficam são temporários, pois só esperam passar em outro concurso que lhes pague melhor salário; então ficamos sempre órfãos em atendimento permanente e acompanhamento, que nos gere ( gira ? ) dinheiro e lucro.

Como Pequenos Produtores Rurais podemos pensar em comprar gado em leilão, como disse o primeiro Anônimo no primeiro parágrafo?

Eu tenho gado muito bom de leite e o leite não paga seu custo!!!!

Quando nossos Governos Estadual e Federal farão esta conta do Leite e nossas estradas para seu transporte?

Já fizeram a conta de quantos Produtores de Leite em Miracema já venderam suas vacas de leite e partiram para outro seguimento, como gado de corte ou até venderam suas propriedades em Miracema?

Soube que sábado, 29/03, mais um vendeu 15 vacas.

" BEBA LEITE SEM MODERAÇÃO. "

Que nós Produtores pagamos a conta...

Abraços a todos que sofremos do mesmo mal,
Rachel Bruno

Anônimo disse...

Concordo com tudo que a Rachel disse. Só quem vive a realidade do campo sabe o custo de se produzir algo na roça, sabe da dificuldade de mão de obra, sabe das despesas que temos e sabe também que o governo se lixa pra isso, ta preocupado com programas sociais que só ajudam a população urbana e com programas como esse do Rio Genética que é pura politicagem, que só favorecem os empresários que lavam o dinheiro da sonegação fiscal de suas empresas em operações rurais.