sexta-feira, 12 de abril de 2013

ONU inicia contagem regressiva para o fim do prazo de cumprimento dos objetivos do milênio

A Organização das Nações Unidas (ONU) iniciou a contagem regressiva de mil dias para o fim do prazo de 15 anos, para atender aos chamados Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, tem feito apelos aos países-membros, para que todos se esforcem para atingir os ODMs, no prazo.

Como parte da campanha, funcionários da ONU postaram cerca de 40 mil mensagens na rede social Twitter e por correio eletrônico reforçando o apelo. A estimativa é que os textos alcançaram 26 milhões de receptores no mundo todo.

Em 2000, as Nações Unidas convocaram a Cúpula do Milênio que estipulou oito metas para melhorar a qualidade de vida e as referências sociais no mundo, principalmente nos países mais pobres e em desenvolvimento.

Os três primeiros objetivos se destinam são reduzir pela metade a pobreza extrema e a fome, alcançar educação primária universal e conquistar a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres. Os demais se referem a diminuir a mortalidade infantil em dois terços, melhorar a saúde materna e combater a aids, a malária e outras doenças.

Também são previstas metas para a proteção ambiental e promoção de uma parceria global para o desenvolvimento. A contagem regressiva da ONU ocorre momento em que existem cerca de 400 milhões de pessoas na pobreza extrema e uma criança morre a cada quatro segundos de causas que pode ser evitadas. Os dados mostram ainda que mais de 900 milhões de pessoas sofrem de fome crônica.
*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina


Agência Brasil

Em post de 7 de julho de 2011 (link aqui), o Blog enumerou para cada município do Noroeste Fluminense o quanto já foi alcançado na meta de redução pela metade da pobreza extrema até 2010, assim como quanto ainda falta para atingir a meta em 2015. Natividade e Itaperuna já em 2010 não só alcançou a meta prevista para 2015 como a ultrapassou, conforme podemos observar no gráfico abaixo.

A seguir, gráfico da postagem de 7/07/2011 com os percentuais que cada município da região ainda precisa, a partir de 2010, para reduzir a pobreza extrema pela metade, para alcaçar a meta estabelecida até 2015:

Não houve o cálculo acima para Aperibé, São José de Ubá e Varre-Sai porque tais municípios foram fundados após a data início da contagem da redução relativa a 1991 até 2010, efetuada pelo Portal ODM, conforme descrito no post de 7/07/2011.

Nenhum comentário: