sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Fotos destes dias pela APA Miracema

É com muita satisfação que posto fotos do Chauá cruzando pela manhã cedo o céu da cidade de Miracema, nesta época do ano. Esta ave está seriamente ameaçada de extinção, no estágio "perigo", ou seja existem no máximo 10 mil exemplares no mundo. E nós aqui em Miracema fomos abençoados em tê-la no nosso convívio. 

Esta cigarra lembra dos meus tempos de moleque na "terrinha". Na primavera e verão pegávamos muitas cigarras nas árvores do Jardim (é assim que denominávamos e denominamos a Praça D. Ermelinda). A cigarra exerce um importante papel na cadeia alimentar de muitos pássaros. O gavião-tesoura e o sovi, que todo ano migram da América do Norte no início da primavera e permanecem aqui entre nós e em outras partes do Brasil até março/abril, onde acasalam, chocam e criam seus filhotes, tem na cigarra uma importante fonte de proteína. Felizmente, na APA tem muita cigarra e outros insetos para alimentar nossas aves nativas e também as visitantes.

Flores encontradas nesta época do ano na APA:
Os saguis-da-serra-escuro estão ficando cada vez mais acostumados com a lente da máquina.

O bem-te-vi-rajado (o menor da segunda foto abaixo), aproveitou a distração do gavião-caboclo com a máquina fotográfica apontada para ele, para dá-lhe um cascudo e, dessa forma, afugentar o gavião dali, pois devia estar com filhote nas imediações. O primeiro da foto é um caracará com restos de uma presa.


Essa é a estrelinha-ametista, um dos menores beijas-flores que existem na APA. É um macho. O outro é um beija-flor-de-orelha-violeta. Já registramos 16 espécies de beija-flor em Miracema.


Um comentário:

Anônimo disse...

eta HELCIO.. beleza pura

Espero que MP tire a b.. da cadeira e nao deixe os predadores humanos acabar com esses presentes da natureza em MIRACEMA

MUNDINHO