sábado, 24 de janeiro de 2015

Crise hídrica no Rio pode suspender fornecimento às empresas

Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil Edição: Marcos Chagas
 
Barra do Piraí - Estiagem o rio Paraíba do Sul na cidade de Barra do Piraí, no estado do Rio de Janeiro.

Empresas na região da foz do Rio Guandu podem ser afetadas
pela crise, diz secretário Agência Brasil/Tomaz Silva
O secretário estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, André Corrêa, pediu hoje (23) que a população do estado economize água. Correa não descartou a possibilidade de o abastecimento às empresas na região da foz do Rio Guandu ser interrompido para que o uso humano tenha prioridade em face da crise hídrica no estado.

André Corrêa afirmou que a prioridade será o abastecimento humano, e que, por isso, o bombeamento extra que afasta a água salgada do leito no fim do Rio Guandu pode ser interrompido, o que afetaria empresas próximas ao Porto de Itaguaí e do poló industrial de Santa Cruz.

De acordo com o secretário, o abastecimento de água para 75% da população no estado será garantido pelo volume morto do reservatório de Paraibuna nos próximos seis meses, mas, depois desse período, não está descartada a possibilidade de um racionamento no Rio de Janeiro. "Isso é muito difícil de acontecer, mas descartar eu não vou descartar".

Segundo o secretário, a possibilidade de racionamento é pequena e afirmou que, mesmo no pior cenário, em que chuva alguma abasteça o Paraibuna, o volume morto pode abastecer o estado nos próximos seis meses. Depois disso, no entanto, "medidas drásticas" precisariam ser tomadas.

Em 84 anos de medição do nível de reserva de água, André Corrêa ressaltou que o Rio de Janeiro convive com "a pior crise hídrica da história do Sudeste”. Ele destacou que o momento é crítico, mas não há motivo para desespero a ponto de a população adotar medidas como, por exemplo, a reserva de água desnecessariamente.

Com menor vazão de água, o Paraíba do Sul também tem enfrentado problemas como a entrada de água salgada em sua foz, na cidade de São João da Barra. Isso torna o abastecimento na cidade "o mais preocupante do estado", segundo Côrrea. 

O secretário defendeu a cobrança de tarifas diferenciadas pela Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae), beneficiando quem gasta menos e onerando quem consome mais. Correa informou que o governo do estado estuda a viabilidade do projeto, bem como formas de reuso de água por meio de tratamento. Ele disse, porém, que o tratamento da água já usada não estará disponível em curto prazo.

Um comentário:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Hélcio, lembra me, por favor, que tem muito tempo e não acompanhei de perto, mas ouvi muitos comentários na época:

- Este mesmo ANDRÉ CORRÊA foi o que fez um estudo sobre uma REPRESA imensa em Venda das Flores ou próximo, para atender à CEDAE ou outro objetivo, que causou muita polêmica em Miracema na época? Mas iria ser feito assim mesmo, pois seria de grande importância para Miracema?

Não me lembro dos detalhes, mas sei que houve muito comentário na época...

Abraços e ótimo domingo com chuva, que aqui está chovendo desde anteontem, estou empurrando para aí,
Rachel Bruno