terça-feira, 6 de março de 2012

Frutificar identifica oferta de banana no Noroeste do estado

Interesse de produtores da fruta cresce e até o final de 2012 o número deve saltar para 30

A produção de banana vem se firmando como uma vocação da fruticultura no município de Porciúncula, no Noroeste Fluminense. Incentivada pela parceria entre o Programa Frutificar, da secretaria de Agricultura, prefeitura, Ministério da Integração Nacional, Firjan e Sebrae, vem gerando frutos de qualidade com a adoção de tecnologias como irrigação, mudas produzidas em laboratório e manejo sustentável.

Com 22 associados, sendo 12 dedicados ao cultivo de banana e financiados pelo Frutificar, a Cooperativa dos Produtores de Frutas da Mesorregião do Itabapoana – Cooprofruta, busca a expansão da bananicultura. De acordo com o secretário de Agricultura de Porciúncula, Marcos André Dias Jogaib, o objetivo é que até o final de 2012 o número de produtores da fruta salte para 30.

Ele explicou que a organização do grupo está resultando em benefícios para a sua comercialização. Como exemplo, a aquisição de duas câmaras de climatização, com recursos do ministério da Integração, que permitirão aumentar o tempo da fruta na prateleira do supermercado.

- Com capacidade de armazenamento de 10 toneladas/dia cada, viabilizam a venda direta do produto para o varejo, aumentando em até 50% a margem de ganho dos produtores. A bananicultura é uma alternativa muito boa para a Região Noroeste e bastante viável – afirmou.

A adoção de tecnologia de cultivo irrigado tem permitido uma média de 30 toneladas de banana por hectare, enquanto a média nacional está em torno de 16 toneladas por hectare.

Segundo o gerente de Fomento dos Programas da secretaria estadual de Agricultura, Ronaldo Soares, hoje o Frutificar financia com um total de R$ 800 mil a lavoura de 22 produtores de banana na região, com uma área plantada de 40 hectares. A estimativa é de que em 2012 pelo menos dobre o número agricultores financiados para a fruta pelo programa.Para dimensionar o número de interessados na atividade e permitir ações de fomento, técnicos da Emater-Rio realizaram no final de 2011 pesquisa da oferta de banana em Bom Jesus do Itabapoana, Natividade, Varre-Sai e Porciúncula. Os resultados consolidados do levantamento foram animadores.

Entre os 44 produtores ouvidos, 25 deles apesar de terem como atividade principal a cafeicultura, se mostraram interessados em expandir a área de plantio de banana. O estudo contou com o apoio das secretarias municipais de Agricultura e da Gerência de Pesquisas e Estatística do Sistema Firjan.

Técnicos do Programa Frutificar estão até o final de março visitando os interessados identificados pela pesquisa em produzir banana, além de outros 20 que querem plantar a fruta e não participaram da pesquisa. Os resultados dessa ação serão apresentados na próxima reunião do Comitê Gestor de Fruticultura das Regiões Norte e Noroeste em Itaperuna, no dia 28.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: