quinta-feira, 1 de março de 2012

Municípios do Norte e Noroeste terão suas encostas mapeadas este ano

Empresa vencedora da licitação vai mapear 18 cidades naquelas regiões do Estado

A empresa TWG Consultoria e Projetos Geológicos LTDA vai mapear as encostas de 18 municípios das regiões Norte e Noroeste do Estado: Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.

A empresa foi a vencedora da licitação realizada no dia 17 de fevereiro, pelo DRM-RJ / Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, e apresentou proposta no valor de R$ 686.707,38. O resultado foi publicado na edição desta quinta-feira (1º/3) do Diário Oficial.

As cartas de risco iminente deverão funcionar como subsídio às prefeituras municipais para a elaboração de Planos de Contingência (para atendimento a situações de emergência) e de Planos Municipais de Redução de Risco. O prazo máximo de mapeamento de cada setor é de seis meses e é financiado pelo Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam), da Secretaria do Ambiente.

Entre maio de 2010 e dezembro de 2011, 31 municípios foram mapeados e seus relatórios entregues no final do ano passado, em encontro no Palácio Guanabara, onde estiveram reunidos os respectivos prefeitos, o vice-governador Luiz Fernando Pezão e a equipe do governo estadual.

- Vamos entregar o resultado desse trabalho ainda este ano, chegaremos ao final de 2012 com 49 cidades finalizadas, o que representa 50% do Estado com mapeamento de áreas de risco detalhadas. Pretendemos mapear todo o estado até o final de 2013 - explica o presidente do DRM, Flavio Erthal.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: