sexta-feira, 2 de março de 2012

NOTAS DOS INDICADORES DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DO SUS (IDSUS 2011), POR MUNICÍPIO DO NOROESTE FLUMINENSE (1ª parte)

O Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), lançado ontem pelo Ministério da Saúde, é um indicador síntese, que faz uma aferição contextualizada do desempenho do Sistema de Único de Saúde (SUS) quanto ao acesso (potencial ou obtido) e à efetividade da Atenção Básica, das Atenções Ambulatorial e Hospitalar e das Urgências e Emergências.

A partir da análise e do cruzamento de uma série de indicadores simples e compostos, o IDSUS avalia o Sistema Único de Saúde que atende aos residentes nos municípios, regiões de saúde, estados, regiões, bem como em todo país. A nota varia de zero a dez, sendo considerado bom serviço notas acima de sete.

Em relação ao Noroeste Fluminense, além do Índice de Desenvolvimento (nota) IDSUS, publicaremos cada indicador que compõe o IDSUS em cinco postagens, onde será mostrado para cada indicador suas subdivisões.

Relação dos indicadores que faremos postagens:
  • ACESSO POTENCIAL OU OBTIDO - Atenção Básica
  • ACESSO POTENCIAL OU OBTIDO - Atenção Ambulatorial e Hospitalar de Média Complexidade
  • ACESSO POTENCIAL OU OBTIDO - Atenção Ambulatorial e Hospitalar de Alta Complexidade, Referência de Média e Alta Complexidade e Urgência e Emergência
  • EFETIVIDADE - Atenção Básica
  • EFETIVIDADE - Média e Alta Complexidade, Urgência e Emergência

Iniciaremos, nesta postagem, pelo indicador ACESSO POTENCIAL OU OBTIDO - Atenção Básica.

No estado do Rio a nota IDSUS foi 4,58. Abaixo do estado do Rio somente ficaram Rondônia (4,49) e Pará (4,17).

No Noroeste Fluminense, as melhores notas foram as dadas para Natividade ( 6,00), Bom Jesus do Itabapoana (5,75), Porciúncula (5,60), Itaperuna (5,26) ... Juntamente com Italva, Miracema obteve 5,11, a 8ª nota no rankink do Noroeste .

NOTAS DO IDSUS 2011 E O INDICADOR ACESSO POTENCIAL OU OBTIDO - Atenção Básica, POR MUNICÍPIO DO NOROESTE FLUMINENSEFonte: Ministério da Saúde

Nenhum comentário: