quinta-feira, 22 de março de 2012

Agricultores visitam nascente protegida em Varre-Sai

Evento em comemoração ao Dia da Água reuniu também produtores de Natividade e Porciúncula

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água (22/03), o Rio Rural, programa de Desenvolvimento Rural Sustentável da secretaria estadual de Agricultura e Pecuária, está promovendo eventos de conscientização nas microbacias hidrográficas de municípios fluminenses. O primeiro deles aconteceu em Varre-Sai, na Região Noroeste, e contou com a participação de produtores rurais das cidades vizinhas Porciúncula e Natividade.

A Emater-Rio realizou um dia especial sobre proteção de nascentes, prática incentivada pelo Rio Rural através da campanha Água Limpa para o Rio Olímpico, que tem como meta chegar às Olimpíadas com 2016 nascentes protegidas. O evento aconteceu nesta terça-feira (20/3), no sítio Pedra Mimosa, na microbacia Varre-Sai, e contou com a participação de 40 pessoas, entre produtores rurais e técnicos da Emater-Rio.

Organizado pela extensionista da Emater-Rio de Varre-Sai, Rosane Grazioli, o encontro começou com uma palestra sobre métodos de recomposição florestal em nascentes, proferida pelo engenheiro florestal da empresa, Paulo Saraiva Neto, de Italva. Por meio de fotos e explicações técnicas, ele mostrou aos produtores as consequências do uso inadequado do solo, da água e das florestas, ressaltandoque é muito mais fácil preservar do que ter de recuperar, depois, as áreas degradas.

-A agropecuária sustentável é viável, temos apenas que implantar técnicas que respeitem a aptidão de cada área. A degradação acarreta prejuízos para oecossistema; para o produtor, porque implica na queda da produção; para o ser humano, que tem o saneamento básico e a qualidade da água comprometidos; e para o governo, que gasta excessivamente com obras para remediar o problema - afirmou Paulo.

Proprietário do sítio Pedra Mimosa, Cláudio Bendia Martins deu um depoimento contundente sobre os benefícios que a proteção da nascente trouxe para sua família.

-Quando chovia, a água ficava barrenta por vários dias. Isto não acontece mais, a água está sempre limpa. Não tenho dúvidas de que foi a melhor coisa que fiz. Para os produtores vizinhos também, porque esta água passa nas outras propriedades - afirmou o agricultor.

Cláudio protegeu a nascente de sua propriedade e fez o isolamento de uma área de recarga, há pouco mais de 2 anos, com recursos do Rio Rural. Ele mostrou fotos da nascente na época, sem vegetação no entorno, e convidou os produtores a visitá-la. A área se regenerou naturalmente, e já existem muitas árvores no local. Cláudio acredita que, daqui a dois anos, a mata esteja completamente fechada.

A lição que os agricultores levaram do encontro é que a água é o recurso natural mais precioso para quem vive no campo e nas cidades, seja para o consumo humano ou para o uso na lavoura, pecuária, indústria, entre outros.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: