quarta-feira, 7 de março de 2012

Produtores rurais de Natividade recebem máquina para fertirrigação

Os produtores rurais da microbacia Conceição, em Natividade, no Noroeste Fluminense, foram beneficiados com a aquisição de equipamento que vai auxiliar tanto no manejo da lavoura quanto na proteção do meio ambiente.

O distribuidor de esterco líquido, com sistema de combate à incêndio, comprado com recursos de projeto comunitário do programa Rio Rural, da Secretaria de Agricultura, vai atender mais de 70 produtores da microbacia.

Para demonstrar sua utilização, o escritório local da Emater-Rio, em parceria com a prefeitura de Natividade e a Associação Desenvolvimento Comercial dos Pequenos Produtores de Bom Jesus do Querendo, realizou na última sexta-feira (2/03) um dia especial de campo.

O evento aconteceu no sítio Querendo, onde a prefeitura construiu uma caixa receptora de esterco líquido, bem próxima ao curral, para testar o sistema. O reservatório recebe toda a matéria orgânica produzida pelos animais. Abastecida com este material, a máquina realiza a fertirrigação nas plantações. Antes, os produtores tinham grande trabalho para aproveitar o material orgânico dos currais, removendo-o para área de secagem e depois misturando-o ao solo. Na maioria das vezes, o curral acabava sendo lavado e a matéria orgânica caía nos córregos, causando poluição.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Sinval de Souza Martins, a prefeitura disponibilizará máquinas para construir as caixas para todos os produtores interessados. Ele esclareceu que a unidade no sítio Querendo é o primeiro modelo e algumas adequações poderão ser feitas para aprimorar o sistema. Para Sinval, a aquisição deste equipamento mostra a evolução do sistema cooperativista na localidade.

- Os produtores abriram mão de um projeto particular para desenvolver este projeto em grupo. Isso demonstra que estão pensando na evolução da comunidade e crescimento da região. Além disso, influencia positivamente os demais a trabalhar coletivamente para alcançar benefícios maiores - afirmou.

A presidente da associação, Maria Emília Vargas Rodrigues, reforçou o peso das parcerias para o alcance dos resultados.

- O Rio Rural possibilitou a compra do equipamento, a prefeitura vai fazer as caixas receptoras e a associação emprestará o trator para que o produtor possa fazer a fertirrigação - disse.

Com sede própria, onde será construído um galpão para abrigar o trator e o distribuidor de esterco líquido, a associação ficará responsável pelo equipamento e o gerenciamento de sua utilização.

Para Paulo César Garcia Morais, proprietário do sítio Querendo e que já conhecia o equipamento pela televisão, a máquina vai baratear o custo de fertilização e evitar que a limpeza do curral de todas as propriedades polua o ribeirão.

Benefícios para a pecuária e o meio ambiente

O supervisor local da Emater-Rio, Flávio Gonçalves de Souza, destacou a dupla utilidade do equipamento:
- Os incêndios são frequentes nesta região no período da seca. Agora, além da fertirrigação, poderemos combater o fogo que começa na margem da estrada, evitar prejuízos aos produtores e maiores danos ambientais.

Técnico da Emater-Rio e executor do Rio Rural na microbacia Conceição, João Carlos da Silva Filho ressaltou as vantagens da fertirrigação: utilização mais eficiente da matéria orgânica sem degradar o meio ambiente, conservação e melhoramento da fertilidade do solo, economia de fertilizantes e corretivos convencionais, economia de água, energia e mão de obra, com expressivo ganho econômico e ambiental.

Fonte: Imprensa RJ

Nenhum comentário: