quinta-feira, 5 de novembro de 2015

‘1º Fórum de Empreendedorismo Cultural e Criativo’ acontece no Teatro SESI Itaperuna na próxima semana

Iniciativa do SESI Cultural, evento é gratuito e terá debate sobre o desenvolvimento de cidades com potencial criativo

Olga Acosta mediará o debate em Itaperuna
Empreendedorismo e Indústria Criativa são assuntos que estão em alta não apenas no estado do Rio de Janeiro, mas em todo o Brasil. Dentro desse contexto, o SESI Cultural vai promover o “1º Fórum de Empreendedorismo Cultural e Criativo”, com uma série de encontros gratuitos em seis municípios do estado durante o mês de novembro. Na região Noroeste Fluminense, o evento passará pelo Teatro SESI Itaperuna no dia 10, às 19h.

O objetivo é refletir sobre a importância da cultura para o estado do Rio de Janeiro e quanto o mercado cultural contribui para o crescimento dos municípios no ponto de vista econômico e social. Durante o fórum, será promovido o debate “O desenvolvimento das cidades com potencial criativo”, com a presença de importantes profissionais que integram o cenário cultural da região. Eles falarão sobre a importância do fomento à cultura para o desenvolvimento regional, além de modelos de projetos que contribuem para o surgimento de territórios criativos e quais os incentivos do estado e municípios para o impulso do mercado cultural.

Mediado pela chefe do setor de Cultura do SESI Itaperuna, Olga Acosta, o debate terá a participação do músico e doutorando em Composição Musical, André Codeço; do historiador e pesquisador de culturas populares, Anízio Pirozi; e do secretário de Indústria, Comércio, Turismo e Cultura de Bom Jesus do Itabapoana, Savio Saboia.

O evento também chegará a Macaé e Campos, no Norte Fluminense, nos dias 11 e 12 de novembro. Com a mesma temática, os debates serão conduzidos pelo gerente de Cultura e Arte do SESI Rio, Antenor Oliveira, nas duas cidades. Em Macaé, participarão Carla Ennes, secretária de Turismo de Rio das Ostras; Dilma Negreiros, gestora cultural; Marcos Outeiro (Kuika), produtor cultural; e Vânia Tolipan, presidente do Núcleo Portadores da Alegria. Já em Campos, estarão presentes Sylvia Paes, historiadora e mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades; Jony William Vilela Viana, representante da ONG Orquestrando a Vida; e Tânia Pessanha, diretora, atriz e fundadora da Companhia de Arte Persona.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.firjan.com.br/sesicultural. Para mais informações, ligue (22) 3811-9219.

Assessoria de Imprensa Itaperuna, do Sistema Firjan

Nenhum comentário: