quinta-feira, 29 de outubro de 2009

CALÇAMENTO 116 x 36 ASFALTAMENTO


O calçamento das ruas de Miracema teve início na gestão do Capitão Antonio Ventura Lopez como prefeito do município de Pádua (1927-1929). Uma vez eleito prefeito, Ventura Lopez criou a subprefeitura no 2º distrito, Miracema, e indicou para subprefeito Virgílio Damasceno.

O primeiro calçamento foi em parte da rua Direita. Os moradores desta parte que foi calçada tiveram que contribuir. O passeio público e ¼ da rua na frente destas casas foram custeados por seus moradores.

O Capitão Altivo Linhares quando foi interventor no município de Pádua, em 1930, prosseguiu com os calçamentos de ruas em Miracema.

Daí em diante, os calçamentos de ruas fizeram parte das obras de praticamente todos prefeitos que governaram Miracema. Ultimamente, as pedras vêm cedendo lugar para o asfalto. Talvez porque o custo do asfaltamento tenha ficado competitivo diante do calçamento, uma vez que requer menos mão-de-obra?

Depois de muitos anos de uso, as pedras dos calçamentos ficaram lisas e com as quinas moldadas, proporcionando melhor rolagem dos pneus. A manutenção de calçamentos é atividade mais simples do que outro tipo de piso, além de não impermeabilizar o solo e ter outras vantagens em relação ao asfalto.

Em agosto passado, fomos surpreendidos ao tomar conhecimento da edição do Decreto nº 144, de 1º de abril de 2009, da Prefeitura Municipal de Miracema, que promoveu o destombamento das principais ruas do centro da cidade, assim como dos oitis que as adornam. E o decreto, na sua exposição de motivos, utilizou terminologia incomum, para decreto, para justificar o destombamento, como “de forma ardilosa”, “ardil perpetrado” e “demonstrando forma sorrateira”, além de afirmar que não houve manifestação do Conselho Municipal de Cultura da época do tombamento. Mais surpresos ainda ficamos ao saber que o decreto de tombamento, o Decreto nº 349, de 2 de janeiro de 1995, ao qual se referiu o Decreto nº 144/2009 na sua exposição de motivos, havia sido promulgado pelo mesmo gestor, em mandato passado. E para completar o quadro de surpresas, soubemos que o Conselho Municipal de Cultura da época do tombamento havia sim se manifestado claramente pelo tombamento, por intermédio do Ofício nº 3, de 19 de dezembro de 1994.

Depois desta trapalhada toda da administração municipal na promulgação do Decreto nº 144/2009, esperamos que desistam desta idéia de cobrir com a negritude do asfalto os paralelepípedos das principais ruas do centro da cidade, que tanto embelezam Miracema e enchem de orgulho seus moradores.


Fonte de pesquisa: Departamento de Estatística e Publicidade/Serviço Técnico de Publicidade (Miracema – Memória da Fundação desse Município Fluminense, 1936); e blog PV de MIRACEMA (http://pvmiracema.blogspot.com/2009_08_01_archive.html) .

Título: baseado na enquete feita pelo blog O VAGALUME (http://blogovagalume.blogspot.com/2009/10/resultado-da-enquete-do-blog.html), cujo resultado foi divulgado em 2 de outubro de 2009, pelo mesmo blog, por meio do post “RESULTADO DA ENQUETE DO BLOG”.

Nenhum comentário: