sexta-feira, 14 de outubro de 2011

PÁSSARO LEGAL É PÁSSARO SOLTO

Como o lema do blog PEDAL LIVRE MIRACEMA

Laje do Muriaé, Varre-Sai e Miracema são os municípios que contém as maiores áreas de resquícios da Mata Atlântica no Noroeste do estado. Nestes municípios ainda são preservados cerca de 10% de seus territórios com espécies endógenas da Mata Atlântica, conforme pode-se ver na postagem REMANESCENTES DA MATA ATLÃNTICA NO NOROESTE FLUMINENSE.

Ainda existem muitas espécies de pássaros nesta região. Muitas espécies que foram abundantes se tornaram raras, principalmente aquelas que são perseguidas pelos amantes de passarinhos presos em gaiolas. A sabiá-laranjeira, por exemplo, se tornou raríssima. Coleirinho ainda se vê, porém muito pouco. Trinca-ferro e tico-tico também não se veem mais. E por aí vai a lista que lamentavelmente os passarinheiros colaboraram (e colaboram) para extinção na região.

A seguir, alguns pássaros fotografados neste últimos dias na zona rural de Miracema:

Achei muito interessante a interação dos carcarás da foto abaixo com o homem e trator. A medida que o trator arava a terra, os carcarás, que pacientemente aguardavam, procuravam e encontravam alimentos que surgiam na superfície da terra revirada pelo trator. O carcará foge da aproximação do homem, mas o homem no trator não lhe causa espanto.

Fêmea ou jovem chorão. Esta ave pode ser confundida com fêmea de curió ou de azulão. Estes dois últimos, muitos perseguidos pelos passarinheiros de gaiola, já não existem mais na região. O azulão, tavez ainda seja visto nos picos de serra preservados com Mata Atlântica.

Tiziu.
Gavião-bombachinha.
Araçari-de-bico-branco.

2 comentários:

AngelMira disse...

Sensacional essa postagem! Primeiro porque a gente conhece os pássaros da região. Deviam ser utilizadas num programa de educação ambiental, com dados do ambiente local.
Curioso demais a interação com o trator ou com o que ele deixa para trás.
Parabéns, Hélcio! Muito bom!

Hélcio Granato Menezes disse...

É verdade que muitos conhecem as aves da região e poderiam utilizar este conhecimento na educação ambiental. Uma árvore derrubada, que aparentemente não tenha importância, passa a ser menos uma fonte de alimento de certos pássaros.

Com as andanças que faço na região, está dando para montar um mapa das árvores, locais e época que elas dão o fruto que determinados pássaros se alimentam. A partir disso, será possível guiar turistas nestes locais com certeza de que lá serão avistados na natureza o pássaro anunciado. Porém, tal mapa nunca poderá ser do conhecimento dos passarinheiros de gaiola (rs).