segunda-feira, 31 de outubro de 2011

NOVA FRIBURGO: 5° FESTIVAL DE TRUTAS

O mês de novembro será mais saboroso para visitantes e moradores da Região Serrana. De 4 a 27 de novembro, acontece o 5º Festival de Truta de Nova Friburgo. A expectativa de produtores e comerciantes é de que haja um aumento de cerca de 30% no movimento dos restaurantes. No total, são 15 pratos criados especialmente para o festival.

O município de Nova Friburgo é o maior produtor de truta do estado. Por mês, são abatidas mais de 12 toneladas do peixe. A expectativa de produtores é de que, com o festival, haja um aumento de 60% no abate. Segundo a subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Serviços, Dulce Ângela, um evento como este é fundamental para a guinada da recuperação econômica na região.

Os chefs de cozinha dos restaurantes que participam do festival passaram por uma oficina para se prepararem para evento. Os empresários tiveram uma espécie de consultoria para fazer o cardápio especial e a apresentação dos pratos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, é uma oportunidade de a cidade ter sua economia aquecida.

Os restaurantes foram estimulados a preparar pratos diferentes utilizando a truta, feitos especialmente para o festival. Durante o evento gastronômico, donos de restaurante esperam um aumento de 30% no movimento de clientes. O presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, ressalta que a retomada econômica da região está sendo orientada pelo Governo do Estado.

Além dos pratos exclusivos, os participantes vão receber adesivos e bolachas de chope para colecionar. Também será distribuído um fichário com espaço para as receitas dos pratos servidos no evento. O visitante que apreciar os 15 pratos terá o livro completo. O festival acontece nos restaurantes Don Quixote, Viva Rô, Le Bon Bec, Truta e Boa Cia, Too Much, Braün & Braün, Empório do Dengo e Miditerrâneo, no distrito de Mury. Já em São Pedro da Serra, participam o Paiol Restaurante e Café, Espaço Bistrô, Dê Gastronomia Francesa e Baiana, Rosa dos Ventos e Zuhause. No Cônego, visitantes podem encontrar a iguaria no Bistrô Suíço. No Centro, o restaurante Crescente Gastronomia participa do evento. Em Hospedagem, a deliciosa truta pode ser encontrada no Refúgio dos Falcões.

(Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio – texto de Letícia Siscu)

Nenhum comentário: