terça-feira, 12 de julho de 2011

Confusão entre professores e PMs durante invasão de prédio da Secretaria Estadual de Educação do Rio
12/07/2011
Da Agência Brasil

Rio de Janeiro- Em greve há 35 dias, professores da rede estadual de ensino invadiram no início da tarde de hoje (12) o prédio da Secretaria Estadual de Educação, no centro da capital fluminense. Houve tumulto entre os cerca de 30 manifestantes e os seguranças da secretaria, e uma porta de vidro foi quebrada. Policiais militares do Batalhão de Choque tiveram que usar gás de pimenta contra os professores.

O professor de inglês Leonardo de Souza Oliveira, um dos integrantes do grupo que invadiu a secretaria, trabalha na rede pública há três anos e disse que a falta de diálogo com o governo estadual é que levou os professores a essa situação. “Temos um governo que está formando robôs para que apenas trabalhe, sem ter conhecimento dos seus direitos e sem o poder de reivindicar nada”, disse.

Os professores em greve reivindicam aumento emergencial de 26%, fim do salário de R$ 681,44 para a carga horária de 20 horas, incorporação da gratificação Nova Escola (prevista para começar em 2015), plano de carreira para os funcionários administrativo e não execução do plano de metas, além de uma educação gratuita de qualidade.

Em nota, a Secretaria de Educação lamentou a postura dos professores ao invadir o prédio e disse estar aberta a um acordo pacífico entre as partes. Mesmo após a invasão, a secretaria recebeu os profissionais de educação para discutir as reivindicações.

Edição: Aécio Amado

Um comentário:

Luiz Carlos Martins Pinheiro disse...

Amigo Hélcio

Está se falando de professores do ensino fundamental. Certo.

Mesmo à carga horá de 20 h/semana é um valor que não condiz com a formação exigida.

Noticiou-se que a gratificação já está antecipada para já. Quanto importa? É para todos ou aos que cumpram determinadas condições.

Reivindicar sim, mas pacificamente e não com ivasões selvagens.

Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.