sábado, 9 de julho de 2011

PREFEITO QUE DECLAROU SER ANALFABETO É MANTIDO NO CARGO PELO TRE
O prefeito eleito de Dom Cavati (MG), Jair Vieira Campos, que admitiu ser analfabeto e falsificou documento comprobatório de escolaridade apresentado à Justiça Eleitoral no registro da candidatura, é mantido no cargo pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais.

Segundo a relatora do processo, juíza Luciana Nepomuceno, não há motivos no processo para cassar o prefeito. Segundo ela, “se o diploma é falso ou não, teremos que ir à seara criminal para apurar o suposto delito”. E concluiu que “não existe nessa conduta a potencialidade de se macular o pleito eleitoral porque ele trouxe a comprovação de que é alfabetizado”. O desembargador Brandão Teixeira, vice-presidente e corregedor do TRE-MG, ao concordar com a relatora, afirmou : “Esse diploma, verdadeiro ou falso, não influiu no resultado das eleições”. Com a decisão, o TRE confirmou a sentença do juiz eleitoral de Inhapim (Zona Eleitoral a qual pertence Dom Cavati), pela improcedência da ação.

A eleição de 2008 em Dom Cavati terminou empatada entre os dois candidatos – Jair e Pedro -, que receberam 1.919 votos cada. Sobrinho, que tentava a reeleição, perdeu pelo critério da idade, usado quando os candidatos recebem o mesmo número de votos. Ele tinha 45 anos no dia da eleição, enquanto Jair, o vencedor, estava com 75.

(Com informações do jornal O EStado de São Paulo)

Nenhum comentário: