sábado, 2 de julho de 2011

Governo leva artesanato do Vale do Café e de Porciúncula à feira do Lavradio

02/07/2011
Ascom da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RJ

Evento mensal acontece neste sábado, das 10h às 18h no Centro do Rio

O artesanato do Vale do Café (Médio Paraíba) e do Noroeste estará na Feira Rio Antigo, na Rua do Lavradio, no Centro do Rio, neste sábado (2/7). Trabalhos de artesãos de Barra do Piraí, Valença, Barra Mansa e Porciúncula ocuparão as barracas do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro no evento, que irá das 10h às 18h. As barracas ficam próximas à esquina das ruas do Lavradio e do Senado.

O Programa de Artesanato do Rio de Janeiro é da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços.

- Este mês teremos o município de Porciúncula, com trabalhos feitos da palha de coqueiro-brejaúba, só realizados por artesãos de lá. Os municípios de Barra Mansa, Barra do Piraí e do Valença estarão representando o Vale do Café, com peças que expressam as nossas raízes, ligando a técnica à história de uma região que viveu intensamente o ciclo do café - destaca a subsecretária estadual de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio.

Entre as peças da barraca de Barra Piraí haverá bolsas e panos de prato com bordados com fachadas de casarões de fazenda da região, bijuterias e bonecas. Na barraca de Valença, colchas de retalho, imagens de santos em papel e bonecas de fibra de bananeira serão alguns dos trabalhos. Já no espaço de Barra Mansa, bordados e almofadas em patchwork estarão entre os artigos.

Nas duas barracas destinadas a Porciúncula, haverá cerca de 20 trabalhos, entre eles cestos de coqueiro-brejaúba e peças com tecidos reaproveitados.

Uma das mais importantes, a Feira Rio Antigo acontece todo primeiro sábado do mês ao longo de quatro quarteirões da Rua do Lavradio, uma das primeiras ruas residenciais do Rio e que liga a Lapa à Praça Tiradentes.

Nenhum comentário: