sábado, 16 de julho de 2011

Ambiente estabelece meta de dobrar redução de sacolas plásticas em dois anos
15/07/2011
Ascom da Secretaria do Ambiente do RJ

Lei que estimula o consumo consciente de sacos plásticos completou um ano nesta sexta

No aniversário de um ano da Lei das Sacolas Plásticas, o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, anunciou a meta de, em dois anos, dobrar o índice de redução de sacolas plásticas distribuídas a consumidores, de 25% para 50%. No ano passado, no Rio de Janeiro, deixaram de ser descartadas inadequadamente no meio ambiente 600 milhões de sacos, dos 2,4 bilhões produzidos.

O anunciou foi feito nesta sexta-feira (15/7) durante operação organizada pela Secretaria de Estado do Ambiente para fiscalizar a aplicação da lei em supermercados da Tijuca. Segundo Minc, autor da Lei 5.502/09 – que não proíbe, mas estimula o consumo consciente, com a redução do uso de sacolas descartáveis –, o resultado da aplicação da legislação em seu primeiro ano de vigência foi “médio”. Apesar de ter conseguido uma redução importante de sacolas em um ano, o número ainda não é considerado ideal.

- O Rio distribuía cerca de 2,4 bilhões de sacolas por ano. Uma redução de um quarto significa menos 600 milhões de sacolas no meio ambiente, nos rios, lagoas, canais. Isso é expressivo, pois representa menos inundações, menos gente perdendo tudo, menos tartaruga com plástico na garganta, menos R$ 30 milhões para dragar os rios entupidos de plástico - disse Minc.

Desconto para quem usar sacolas retornáveis

Durante a blitz – que prosseguiu por outros supermercados da região – realizada com fiscais da Cicca (Coordenadoria de Combate aos Crimes Ambientais), órgão da Secretaria do Ambiente, foram distribuídos panfletos informativos sobre a lei e sacolas retornáveis para consumidores. O primeiro supermercado vistoriado, o Walmart da Tijuca, não dava o desconto parcial.

Foi dado então ao Walmart prazo de 30 dias para que o estabelecimento se adequasse à lei. No entanto, o supermercado havia adotado ações além do que determina a legislação, como fila preferencial para quem não leva sacolas plásticas, tabela de desconto correspondente ao número de itens comprados e disponibilidade de caixas de papelão.

- Nós já conseguimos, em dois anos, repassar R$ 1,3 milhão em desconto aos clientes, em todo o Brasil. Isso evitou que 45 milhões de sacolas plásticas fossem descartadas. Para nós, fez todo sentido - afirmou o gerente de Relações Institucionais do Walmart, Arilton Sousa.

A lei estabelece desconto de três centavos a cada cinco itens levados sem sacolas plásticas pelo consumidor. O valor de desconto deve ser cumulativo e proporcional à quantidade de itens comprados sem a necessidade da sacola.

Minc ressaltou ainda a importância da conscientização do consumidor em exigir seu desconto.

- A mudança de comportamento é um esforço de toda a sociedade, então não se pode achar que fazendo mais e mais leis as pessoas vão mudar. A lei não proíbe, ela estimula. Portanto, a sociedade tem que fazer sua parte, até porque ela será beneficiada.

Nenhum comentário: