Daniel Mello - Repórter da Agência Brasil
Edição: Fernando Fraga
Foto tirada no RVS
da Ventania, por Helcio Menezes
Marreca-de-bico-roxo
(Nomonyx dominica)
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O Brasil tem 67 milhões de mães, segundo pesquisa
do Instituto Data Popular. Dessas, 31% são solteiras e 46% trabalham.
Com idade média de 47 anos, 55% das mães pertencem à classe média, 25% à
classe alta e 20% são de classe baixa. Pouco mais de um terço dos
filhos adultos (36%) ajudam financeiramente as progenitoras.
De
acordo com o estudo, as mães do século 21 são menos conservadoras e
mais interessadas em tecnologia do que as do século 20. Entre as mães do
século passado, 75% acreditavam que uma pessoa só pode ser feliz se
constituir família. O percentual de verdade dessa premissa cai para 66%
para as mães da nova geração. Para 58% das mães da geração anterior é um
dever da mulher cuidar das refeições. Enquanto esse pensamento
prevalece em apenas 45% das progenitoras do século 21.
A geração
anterior também acha que é principalmente papel do homem trazer dinheiro
para dentro de casa (55%) e que as tarefas domésticas são dever da
mulher (60%). Entre as mais novas, 43% acreditam no papel do homem
provedor e 48% veem a mulher como responsável pelo lar.
Em
relação a tecnologia, 35% das mães da geração atual disseram que não
imaginam a vida sem internet, contra 14% das que experimentaram a
maternidade antes dos anos 2000. 63% das mães do século 21 disseram que
adoram produtos tecnológicos de última geração. Entre as mais velhas, o
percentual é de 38%.
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