quarta-feira, 9 de junho de 2010

O CARÃO DE MIRACEMA

Com a ajuda do André Alvim (do blog Pedal Livre Miracema - RJ - http://pedallivremiracema.blogspot.com/ ), que gentilmente enviou o endereço do biólogo miracemense, Sávio Freire Bruno (http://www.wikiaves.com.br/perfil_saviobruno ), pudemos finalmente identificar nosso ilustre pássaro visitante. O biólogo Sávio Freire Bruno já havia fotografado o Carão (Aramus guarauna) há 1 ano atrás no nosso município visinho Santo Antônio de Pádua (ver: http://www.wikiaves.com.br/foto.php?f=69405&t=u&u=747&p=11 ).
Segundo o Wikiaves: o carão (Aramus guarauna) é uma ave gruiforme, presente no estado da Flórida e do México à Bolívia e Argentina e Brasil. É o único representante da família Aramidae e do gênero Aramus. O carão mede até 70 cm de comprimento, possuindo o corpo pardo-escuro com garganta branca, bico com mandíbula amarela, cabeça e pescoço estriados de branco e pernas negras. Alimenta-se de grandes caramujos aquáticos chamados aruás (furando-os com o bico), podendo comer ainda caramujos terrestres e pequenos lagartos. Captura os aruás na vegetação densa ou mesmo no fundo de lagos rasos, sem mergulhar, entrando na água somente até a altura da barriga. Faz ninho grande, como um cesto profundo, depositado sobre a vegetação alta dentro de brejos. Põe de 3 a 6 ovos de cor creme com manchas marrons. Habita localmente pântanos e campos alagados, margens de rios com vegetação baixa e manguezais. Vive solitário, eventualmente em grupos maiores, em poças de lama. Durante o período reprodutivo vive aos casais. É principalmente noturno, embora também ativo durante o dia. Quando não está se alimentando pode ser observado pousado em arbustos baixos.
Mais detalhes sobre o Carão pode ser visto no http://www.wikiaves.com.br/carao
Nota: meus sinceros agradecimentos a todos que se empenharam em identificar o Carão.
O biólogo Sávio Freire Bruno é autor da obra "100 Animais Ameaçados de Extinção no Brasil". O livro pode ser adquirido pela internet, por meio do endereço: http://www.americanas.com.br/AcomProd/1472/2494335

4 comentários:

André Alvim disse...

Olá Helcio que bom que você conseguiu descobrir. Fico feliz e agora estarei de olhos bem abertos para ver de perto o nosso "Carão". Grande abraço e parabéns pelo blog!
André Alvim.

Hélcio Granato Menezes disse...

Olá André! Não é difícil avistar o "carão" no ribeirão. Com certeza vc vai conseguir. Parabéns também pelo seu Pedal Livre Miracema.
Grande abraço e obrigado pela dica das fotos do Sávio,
Hélcio

larry disse...

Caro Helcinho:
Valeu pela identificação do "carão". Por sinal os detalhes do seu habitat, condiz com local onde frequentemente é avistado em nossa cidade: ribeirão com pouquíssima água.
Abraços.

Hélcio Granato Menezes disse...

É isso aí! Larry. Creio que o carão está aqui atraído pelos caramujos-gigantes-africanos, já que na cadeia de sua alimentação tem outro caramujo: o aruá, que pode medir 17 cm.
Com certeza o carão está prestando grande serviço de limpeza, pois os caramujos africanos podem transmitir doenças terríveis, conforme divulgado por : http://pt.wikipedia.org/wiki/Caramujo-gigante-africano