quinta-feira, 9 de abril de 2015

Resultado de exame indica que Itaocara corre risco de ter casos da febre Chikungunya

Igreja Matriz de Itaocara. Foto: www.turisrio.com.br
Resultado do exame de Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa) e para o Aedes albopictus realizado em janeiro, indicou que Itaocara, no Noroeste, e Campos, no Norte, estão entre os municípios que correm o risco de ter casos da febre Chikungunya, por causa do grande foco do mosquito transmissor da doença.

De acordo com o resultado, as cidades onde o exame foi realizado estão em estado de alerta. Além de Campos dos Goytacazes e Itaocara, o teste também foi realizado em Resende, Valença, Itatiaia, Volta Redonda, Paraty, Guapimirim, Itaboraí, Cardoso Moreira.

Como a população não tem imunidade contra o novo vírus, a possibilidade de uma epidemia assusta os especialistas da Saúde que afirmam que a Chikungunya pode chegar ao Rio de Janeiro a qualquer momento, podendo atingir cerca de 70% da população.

O teste é simples: uma gota de sangue é coletado e colocado em uma lâmina, bem parecido com o exame de glicemia. Se a doença for diagnosticada logo no início, fica mais fácil o tartamento para combater a ação do vírus.

Os sintomas da doença são semelhantes com os da dengue. Febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço são os mais comuns. A grande diferença da febre chikungunya está no comprometimento das articulações. O vírus avança nas juntas da pessoa infectada causando inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

Com informações do G1 Norte Fluminense

Nenhum comentário: