terça-feira, 18 de março de 2014

Últimas semanas de inscrição no Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental

Empresas de todos os portes podem concorrer em cinco categorias diferentes. Prazo termina dia 15 de abril

Itaperuna, 17 de março de 2014

As inscrições para o Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental estão abertas até o dia 15 de abril. O Sistema FIRJAN vai premiar as empresas do Estado do Rio de Janeiro que se destacam na gestão ambiental e no desenvolvimento sustentável. Podem se inscrever empresas de todos os portes que tenham desenvolvido ações no estado.

A segunda edição do prêmio vai contemplar os vencedores em cinco categorias: Água e Efluentes; Biodiversidade; Gestão das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs); Gestão de Resíduos Sólidos; e Relação com Públicos de Interesse.

O objetivo da iniciativa é reconhecer o empenho na busca por soluções criativas e eficazes de processos de redução no consumo de água e de seu reuso, diminuição do descarte de efluentes sanitários, uso sustentável da biodiversidade e pesquisas nessa área, recuperação de áreas degradadas, diminuição de emissão de gases de efeito estufa, coleta seletiva, reaproveitamento de materiais, uso de tecnologia na gestão de resíduos sólidos e programas de educação ambiental, entre outras práticas de sucesso ligadas ao meio ambiente.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.firjan.org.br/premioacaoambiental. Nesse endereço é possível também acessar o regulamento na íntegra. A premiação será no dia 5 de junho, na sede do Sistema FIRJAN, no Centro do Rio de Janeiro.

Dúvidas podem ser esclarecidas através do e-mail premioambiental@firjan.org.br.

Empresa do Noroeste Fluminense foi contemplada na primeira edição

Na primeira edição do Prêmio FIRJAN de Ação Ambiental, realizada no ano passado, a Extrair – Óleos Naturais, de Bom Jesus do Itabapoana, foi a vencedora da categoria Gestão de Resíduos Sólidos.
A partir de uma máquina, desenvolvida através de parceria com a Embrapa e a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), a empresa obtém matéria-prima de alto valor agregado reaproveitando sementes de maracujá descartadas por indústrias de suco da região. Entre os produtos, óleo extra virgem e farelo desengordurado, usados pela indústria de cosméticos e farmacêutica, e sementes desidratadas, aproveitadas por fabricantes de sorvetes e doces. “Com a minha máquina consigo extrair óleo com menos de 1% de acidez. É um processo inédito tanto para indústria como para laboratórios”, comenta o engenheiro agrônomo Sandro Reis, sócio gerente da microempresa.
Assessoria de Imprensa Itaperuna

Nenhum comentário: