terça-feira, 25 de março de 2014

Miracema, no Noroeste Fluminense, se destaca com três projetos em concurso estadual de cultura

Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro pretende divulgar a diversidade e a vocação de cada região

Do UOL

fonte: Cris Isidoro/ Diadorim Ideias (Mapa de Cultura)
Manifestações culturais de Miracema dão destaque à cidade em prêmio estadual


Apesar de pequena, com pouco mais de 26 mil habitantes, Miracema, município do noroeste do estado do Rio de Janeiro, se destaca na área cultural. Na categoria dedicada à região, a cidade aparece com três candidatos ao Prêmio de Cultura do Estado: O Ponto de Cultura Associação Grupo Cultural Cara da Rua, o Centro Cultural Melchiades Cardoso e o Jongo Caxambu de Miracema.

Este é um concurso bianual cujo objetivo é dar visibilidade à diversidade cultural do Rio, divulgando a vocação de cada região na área, através da nomeação de dez projetos, instituições ou coletivos por categoria, que tenham se destacado nos últimos dois anos (no atual, entre 2012 e 2013). A votação popular pode ser feita até dia 11 de abril, pela internet, no site da Secretaria Estadual de Cultura, e a entrega dos prêmios acontecerá entre 9 e 11 de maio, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Em Miracema, a associação Cara da Rua oferece a cerca de 300 crianças e jovens, entre 6 e 21 anos, a oportunidade de experimentarem oficinas de dança, artesanato, percussão, música e cultura popular. O Centro Cultural Melchiades Cardoso, outro concorrente do município, é um importante lugar de preservação da memória da cidade, onde funciona a Biblioteca Pública Municipal Dr. Ururahy de Mattos Macedo, que abriga a coleção de 1.868 livros do advogado que dá nome ao espaço. Por último, a cidade está ainda representada pelo Jongo Caxambu, dança de terreiro de origem africana, que se mantém vivo em Miracema através da Associação Senzala Caxambu de Miracema, liderada por Rogério Mulato, neto da mestre Aparecida Ratinha, falecida em outubro do ano passado. Os moradores do município e simpatizantes dos projetos ainda têm quase um mês para decidir em qual dos três vão votar.

Nenhum comentário: