segunda-feira, 17 de março de 2014

Audiência pública em Itaperuna aprova a criação de Parque Natural Municipal


A criação do Parque Natural Municipal de Itaperuna será no Loteamento João Bedim, onde já existem açude de 6 mil m² e três nascentes a serem protegidas por mata ciliar recentemente cultivada, e espécimes nativos da Mata Atlântica que foram introduzidos no local.

O tecnólogo em Gestão Ambiental Frank Arcanjo prestou os seguintes esclarecimentos a respeito do Parque Natural de Itaperuna:

- Parque Natural Municipal é um tipo de unidade de conservação ambiental de proteção integral. Nas unidades de proteção integral é permitido o uso indireto de recursos naturais - caminhadas, piqueniques, escaladas, fotografias, etc.

- O projeto para Itaperuna pretende fechar áreas, para evitar invasões, criar áreas para lazer comunitário, construir mirantes de observação, construir espaço para educação ambiental, construção de três pontos de relevância cênica - mirantes de observação -, etc.

O secretário Municipal do Meio Ambiente, Alair Ignácio, agradeceu o apoio recebido da Superintendência de Biodiversidade e Florestas (SBF), Secretaria de Estado do Ambiente (SEA); que tem sido de fundamental importância na realização dos trabalhos desenvolvidos no município. Ele ainda frisou a importância da participação popular na criação do parque e agradeceu o total apoio por parte do prefeito Alfredo Paulo Marques Rodrigues, o Alfredão.

Renata de Souza Lopes, representante da SEA, elogiou a atuação dos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente de Itaperuna, que tem realizado importante trabalho. “A gente costuma carregar os municípios no colo e aqui em Itaperuna encontramos técnicos preparados”, ressalta. Ela ainda se comprometeu a buscar recursos junto ao Governo do Estado do Rio de Janeiro a fim de avançar na criação do parque.

O secretário Municipal de Gabinete, Celso Nunes de Oliveira, representando o prefeito Alfredão, também destacou a importância da participação popular para o sucesso do projeto. Ele relembrou os tempos de infância, quando conheceu o lago existente no bairro e ressaltou a importância  de a comunidade se envolver no projeto de maneira eficaz e atuante.

Com informações e foto do Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itaperuna

Nenhum comentário: