quarta-feira, 26 de março de 2014

Bancos de Alimentos da Ceasa-RJ em Itaocara e São José de Ubá vão atender 16 cidades


O Governo do Estado inaugurou mais duas unidades do Banco de Alimentos da Ceasa-RJ no interior. A expansão será concluída no próximo dia 31 com implantação do programa no mercado de Friburgo, na Região Serrana.

O programa contra o desperdício e de combate à fome chegou aos mercados produtores do Noroeste e do Norte, nos municípios de Itaocara e São José de Ubá, que juntos vão atender a 16 cidades. Operando como central de arrecadação, processamento e distribuição de alimentos sem condições ideais de comercialização, mas em perfeita condição para o consumo, o Banco de Alimentos já beneficia 30 mil pessoas de mais de 150 instituições em todo o estado.

Lançado em 2011 no Mercado de Irajá, na Zona Oeste do Rio, o programa é resultado de convênio com o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome com a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Para facilitar os assistidos e abrir frentes a produtores, o Banco de Alimentos passa este ano por expansão, e além dos mercados de Itaocara e São José de Ubá, já funciona nos mercados de São Gonçalo e do Médio Paraíba, em Paty do Alferes, que atende ainda municípios do Centro-Sul. A expansão termina no próximo dia 31, quando o programa chegará ao mercado de Nova Friburgo, na Região Serrana.

– A Ceasa atua como um centro de atenção ao produtor, proporcionando um ambiente de troca e interação. E o Banco de Alimentos será um ótimo facilitador para instituições, que poderão se cadastrar e receber produtos. Vamos impulsionar a agricultura familiar e contribuir para o combate à fome no interior – disse o secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto.

O Banco de Alimentos de Itaocara vai atender também instituições de São Fidélis, Cambuci, São Sebastião do Alto, Aperibé, Macuco e Cardoso Moreira. Entre os beneficiados pelo projeto em Itaocara está a Pestalozzi.

– Nossa instituição já captava alimentos com os produtores, mas era uma coisa incerta em relação à qualidade e quantidade. Agora vamos receber em dias certos as bolsas com alimentos de qualidade, que muito vão contribuir para um melhor atendimento às famílias. Até porque muitas delas passam o dia na Pestalozzi, onde fazem as principais refeições – afirmou a coordenadora da Pestalozzi, Cecília Erthal.

O Banco de Alimentos de Ubá atenderá às cidades de Laje do Muriaé, Porciúncula, Varre-Sai, Santo Antônio de Pádua, Miracema, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana e Itaperuna.

Com informações da Imprensa RJ

Nenhum comentário: